sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Série Sintomas: Fenômeno Entóptico do Campo Azul

Fenômeno Entóptico do Campo Azul



Nesta postagem vou explicar mais sobre o fenômeno entóptico do campo azul, também conhecido como fenômeno de Scheerer. A causa dessa percepção é desconhecida, mas tem sido atribuída à circulação na retina e patologias intracerebrais ou intraoculares. Sua prevalência e significância na população geral é desconhecida, mas os pacientes de Neve Visual parecem ser frequentemente afetados.

Vou tentar descrever o que vejo de maneira bem simples, quando este fenômeno se manifesta. Vejo pontos azuis claros e bem brilhantes se movendo de maneira constante, rápida e aleatória, especialmente em dias claros e azuis. Não dura muito tempo, algo em torno de 10 a 20 minutos no máximo.  

Descoberta a mais de um século, pelo médico oftalmologista alemão Richard Scheerer, acredita-se que os pontos são glóbulos brancos que se deslocam nos capilares em frente a retina do olho. Os glóbulos brancos, que são muito mais raros do que o vermelho e não absorvem a luz azul, criando lacunas nas colunas de sangue e essas lacunas aparecem como pontos brancos. Essas lacunas são alongadas porque um leucócito esférico é muito grande para o capilar. Os glóbulos vermelhos acumulam por trás do glóbulo branco, aparecendo como uma cauda escura.


O fenômeno de Scheerer pode ser facilmente distinguido de moscas volantes (miodesopsia). E consiste de corpúsculos de diâmetro e foco visual idêntico, pontos simples, ou em forma de minhoca, mais brilhantes do que o fundo. Se o olho para de se mover, os pontos ainda estão fluindo. Se o olho se move, os pontos seguem instantaneamente, porque eles estão contidos na retina. Em contraste, as moscas volantes são manchas ou fios de diferentes graus de diâmetro e variando no foco visual, alguns com formas complexas, mais escuras do que as figuras de fundo. As moscas volantes movem-se lentamente pois estão condensados do vítreo.

Mas fiquem tranquilos, não é um sintoma grave, e não requer tratamento, e geralmente a duração de sua manifestação é muito rápida e não apresenta sequelas como tontura e dor de cabeça.


Autora: Grazie Souza

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá Grazie, como vai? Espero que esteja tudo bem! Primeiramente gostaria de parabeniza-la pelo excelente conteúdo do blog. Como é bom fazer a leitura de textos de pessoas que realmente se importam e buscam a fundo o conhecimento tendo como base fontes científicas de qualidade. Li quase todos os seus textos e vi que seu blog é uma ferramenta muito importante para esclarecer e desmistificar sobre essa doença rara e, além disso, podendo até mesmo ajudar a muitos profissionais que não tem nem ideia do que seja essa doença. Bem, eu sofro muito com enxaqueca oftalmológica e, após as minhas crises se tornarem frequentes nos últimos anos, notei que a minha percepção sensorial se tornou exacerbada, principalmente a visual. Qualquer alteração visual (mesmo que causada por fatores externos) me geram preocupação e aflição. Aproximadamente a um ano atrás tive uma forte crise de enxaqueca e a partir disso comecei a perceber pontos flutuantes que se movem rapidamente quando olho para o céu azul ou mesmo em ambientes muito claros, tudo isso com muitas moscas volantes. Estava preocupado e atribuindo isso a possibilidade da neve visual e estar relacionado as enxaquecas que tenho ou mesmo com um fundo neurológico, mas graças ao seu blog e pelas características descritas estou vendo que isso não passa do Fenômeno Entóptico do Campo Azul.

    Muito Obrigado

    Fique com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas como vai?

      Quem bom saber que posso ajudar a esclarecer, este era um dos objetivos da criação do Blog, eu sempre consultava um site dedicado, que de repente fechou no ano passado e fiquei perdida, daí comecei a pesquisar e vi que as dúvidas que eu tinha também eram as dúvidas de todo mundo com NV, hoje eu vejo o pessoal utilizando como referencia e fico lisonjeada, pois honestamente sou muito crítica e acho que não escrevo bem ou de maneira clara. Sou uma leiga, não sei se os médicos utilizam o blog como referencia pois não utilizo a linguagem médica adequada e não sei se isso tira a credibilidade. Estou aprendendo muita coisa e acredito que repassando este conhecimento de alguma forma ajudaria os demais portadores a pelo menos a seguir com suas vidas.

      Muito obrigada pelo apoio e espero que continue a sempre nos consultar quando tiver alguma dúvida.

      Um forte abraço!

      Grazie Souza

      Excluir
  3. Obrigado! Eu tava muito preocupado quanto a isso.

    ResponderExcluir
  4. OI , EU VEJO ISSO TODOS OD DIAS PRECISO ME PREOCUPAR ? ESTOU COM MT MEDO , AFF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa se preocupar, isso é normal em todo mundo e passa depois de alguns minutos.

      Excluir
  5. Eu tenho isso porém não some, todo dia é só olhar para o céu ou olhar para superfícies muito claras :( entrei em depressão por causa de neve visual, mas agr conhecendo melhor fico um pouco mais tranquilo mas ainda incomoda bastante

    ResponderExcluir