Escotoma e Hemianopsia
Depois
um tempo estou de volta com mais um post sobre os sintomas de Neve Visual, hoje
vou falar sobre os Escotoma e a Hemianopsia. Mas, antes de me aprofundar na pauta, queria
dizer que este é o penúltimo artigo da série sobre os sintomas visuais antes de
entrar na série dos sintomas não visuais. O último tema tratarei sobre as ondas
que alguns de nós enxergamos, porem o levantamento de pautas é baseado
naturalmente em queixas do pessoal na internet, e, eu gostaria de saber se
algum leitor tem algum fenômeno visual relacionado à Neve Visual que eu não
levantei aqui e queira dar uma sugestão. Fiquem à vontade, estou ansiosa pela
recomendação de vocês.
Escotoma
Vou
iniciar tratando sobre o Escotoma, sinceramente eu nunca tive este sintoma, mas
chamou minha atenção quando vi várias pessoas nos grupos do Facebook relatando
que observam manchas escuras de diversos tamanhos e formas em parte se seu
campo visual. Procurei me aprofundar ainda mais e descobri que é um sintoma
relativamente comum entre os portadores da neve visual.
Antes
de mais nada, todas as pessoas possuem escotoma, ou seja, um “ponto cego” no
olho, mas a maioria das pessoas não percebem, pois, a mancha geralmente fica
numa região sem células fotorreceptoras, ou com percepção mínima ou reduzida.
Por
outro lado, o escotoma pode ser considerado uma patologia quando passa afetar a
retina, principalmente na mácula, ou alterações que podem atingir desde o nervo
óptico até o córtex visual. Desta forma, este sintoma pode atingir qualquer
parte do campo visual, possuir vária formas e tamanho, inclusive pode ampliar o
ponto cego que possuímos naturalmente. Uma curiosidade é que a enxaqueca ocular
pode ser considerada também um escotoma cintilante.
O
tratamento para este sintoma vai depender dos resultados dos exames clínicos do
paciente, que consistem em testes de avaliação do campo visual, que através do
relato do paciente dando pistas da localização, tamanho e formato do escotoma.
Pode ser identificado também de exames complementares como tomografia, radiografia
ou angiografia caso a origem não se encontre na retina.
Hemianopsia
A
hemianopsia caracteriza-se pela perda ou diminuição da visão, em uma das
metades do campo visual de um ou ambos os olhos. Podendo afetar a visão
temporal, para o exterior, ou a visão nasal, ou seja, para o interior.
Geralmente
este sintoma é originado por lesões no nervo óptico causado por traumatismo craniano,
anomalias na circulação sanguínea, sendo a recuperação rápida caso identificada
ou tratada com urgência.
Honestamente,
todos os dos relatos em portadores de neve visual com este sintoma vem do
exterior, e ainda assim estes relatos são raros, comparados aos outros sintomas
já descritos aqui. Mas não me surpreenderia se em algum momento receber um relato,
já que nós portadores de Neve Visual observamos reações muito variadas de uma
pessoa para outra.
Lembrando
a vocês que podem ficar sempre à vontade para enviar mensagens independentemente
de onde vierem, farei o possível para responder e se estiver dentro das minhas
possibilidades, sanar as dúvidas de todos.
Por: Grazie Souza
Muito obrigado por trazer esse blog e me fazer saber que não sou o único haha. Bom, não tenho tantos sintomas assim, tenho no máximo uns dois. O mais forte é um leve chuvisco na vista, tenho que ficar prestando atenção para perceber e o outro são as imagens fantasmas que quando paro de olhar os objetos e olho para outro lugar, ficam por alguns segundos. Acredito já ter esses problemas desde que nasci (possuo 20 anos) porém somente a algum tempo venho me incomodando mais, na realidade, eu pensava ser absolutamente normal.... Já sabe se possue algum tipo de tratamento? Eu sou hipocondríaco, tenho TOC e depressão então qualquer coisa que eu sinto de diferente já é o suficiente para me tirar o sono. Também tenho zumbido no ouvido mas esse é por conta da exposição ao ruído. Obrigado pela atenção! Você possue algum grupo no Facebook para discussão?
ResponderExcluirOlá tudo bem? Eu não tenho grupo de discussão no Face, mas eu participo de um chamado Visual Snow - Neve visual -Brasil tem quase 200 membros acho legal participar também. O que você chama de fantasma, é chamado pela medicina de palinopsia, e também temos um post sobre este sintoma.
ResponderExcluirEspero que esteja se cuidando da sua depressão que pelo que você descreveu é bem grave.
Um forte abraço!
Oi Grazie. Eu acho que tenho Neve Visual e estou muito, muito assustada. Será que minha visão vai piorar? Eu comecei a ver umas "sombras" nas coisas brancas sobre o fundo preto, ou coisas pretas no fundo branco, como uma "pequena" visão dupla. Fui em 3 oftamologistas, fiz todos os exames possíveis e não deu nada nos meus olhos, umas das oftamologista que é até especialista de retina disse que poderia ser uma hiper sensibilidade que eu desenvolvi. Mesmo trocando de óculos e lente de contato (tenho miopia) não melhorava, até que a minha oculista me receitou lentes de contato rígidas e minha visão dupla melhorou apenas quando uso as lentes, mas quando estou de óculos, por exemplo, ela continua lá. Depois de um mês do sintoma inicial eu comecei a ver pequenos pontos brilhantes quando tem muita luz, como se fosse detergente em água, que eu percebi num dia que estava pegando sol e olhei para uma parede branca. Agora até de noite, quando olho pra uma coisa em branco ela fico meio granulada... É como se estivesse piorando e estou apavorada. Também tenho fasciculações, inclusive semana passada passei o dia inteiro com o pescoço fasciculando, sem parar. Você também sente isso? Li alguns dos seus posts e percebi que a ansiedade piora os sintomas, é isso? Ou quem sabe isso pode ser ataque de ansiedade? Eu sou muito ansiosa, até cheguei a fazer terapia quando tinha 12-13 anos, por que eu chegava a ter crises de ir parar no hospital. Eu realmente espero que tudo isso que estou sentindo não piore. Desculpe se desabafei aqui, mas realmente estava precisando. Existe algum médico no Brasil que esteja pesquisando sobre isso? Existe alguma dieta que possa melhorar os sintomas? Alguma coisa que exercite o cerébro? A neve visual pode ter haver com o fato de olhar muito para o computador ou tablet por acabar super estimulando o cerébro com a luz? Ficarei imensamente grata se você responder. Desde de já muito obrigada.
ResponderExcluirOlá amiga, tudo bem? Vamos responder bastante perguntas hoje. Não sei se sua visão vai piorar, cada organismo reage de forma diferente, no caso de uma condição que ainda é alvo de pesquisa como a nv, não temos nada de concreto. A sua visão dupla poderia ser palinopsia?
ExcluirEu tenho as fasciculações, mas não na mesma parte do corpo que você.
Na neve visual, pioramos com estresse, ansiedade, uso de medicações, entre outros fatores. Tenho a neve visual desde pequena, quando eu era criança não tinha crises de pânico. Não há histórico de pacientes que perceberam o sintoma de nv após ataques de pânico.
Não está claro ainda o que causa a neve visual, se é alguma mutação genética, ou reação ao uso de drogas legais ou ilegais. Mas quando associa-se doenças secundárias como depressão, ansiedade e outros transtornos psicológicos, geralmente isso ocorre depois que a pessoa descobre que tem nv e fica emocionalmente instável. Não posso afirmar que sua ansiedade causou a nv.
Não temos médicos no Brasil que pesquisem a síndrome e com a situação deste país acho muito difícil alguma pesquisa.
Olha, já vi muita gente vendendo dietas na internet para a nv, mas como boa cética que sou, realmente não acredito, a única coisa que não recomendo é parar de comer carboidrato para não ficar com mau humor afinal, carboidrato é o alimento do cérebro. Eu exercito bastante meu cérebro, com palavras cruzadas, fico fazendo cálculos, leituras, exercito bastante minha memória, assisto GoT. Mas, nada disso melhorou.
Quanto a sua última pergunta sobre a luz de aparelhos como tablet ou computador, não sei te responder. Minha relação com a luz se define no seguinte ditado "ruim com ela, pior sem ela".
Espero ter te ajudado de alguma forma.
Um forte abraço!
Grazie Souza
Oi, Grazie! Muito obrigada por ter respondido Não a minha visão dupla não é palinopsia, mas eu sinto que a minha está piorando. A minha palinopsia é muito de ver em negativo sabe? Tipo, quando eu desvio o olhar vejo a imagem no negativo, não colorida do jeito que ela é. Uma pergunta: Antes de eu ter a minha visão dupla, que foi o "sintoma inicial", eu senti o meu dedão do pé direito ficar dormente (em fevereiro) e agora o meu dedão do pé direito também está dormente. Você também tem algum tipo de dormência? Esse fenômeno entópico do campo azul está me incomodando tanto, quando eu olho para o computador, tablet, celular... está sendo bem dificil. Como eu disse minha oftamologista me receitou lentes de contato rígidas que melhoraram apenas a visão dupla, mas a minha visão dupla é bem estranha, explico: Ela fica nítida quando eu olho de longe, mas de perto ela some ou quando eu aperto os olhos ela também some. E eu não a vejo em todo lugar. Minha dificuldade maior é quando tem obejetos claros ou quando a luz bate em qualquer coisa e é como se eu visse a luz se projetando para fora desse objeto... Sim, eu sei que é dificl de entender. Resumindo: Eu tenho essa Visão dupla, fenômeno entópico do campo azul, a palinopsia e fasciculações... Ah, e também surgiram várias moscas volantes ultimamente. Sei que você não é especialista nem nada, mas você acha que eu posso ter nv? Me assusta muito, principalmente por que eu dependo de computador, de cores para fazer o meu trabalho... fico bem desanimada com o que está acontecendo comigo. A incerteza dos sintomas, de ter ou não nv também colabora pra minha ansiedade. Uma pergunta: O fenômeno entópico do campo azul pode ser uma coisa isolada ou ter relação com outra patologia? Existem relatos de pessoas que tem esse fenômeno mas não tem nv? E a palinopsia? Ah outra coisa: Você sente que vê as imagens se mexendo de vez em quando? (Por exemplo, quando olha pra alguma coisa listrada). Depois de usar o computador, tablet ou celular você sente que sua visão fica meio desfocada? Também percebi que quando passo por algumas paredes branas vejo pontos pretos na minha visão periférica... e isso só acontece do lado esquerdo. Você já teve isso?
ExcluirOlá, como você está?
ExcluirBem, eu não tenho dormência, seria bom você pesquisar mais sobre esse assunto, pois pelo que conheço, pode não ter nenhuma ligação.Eu acho que te entendo quando você diz que tem a impressão de luz se projetando para fora do objeto. Eu também vejo desta forma mas no meu caso esta luz é bem brilhante e fica num formato de circular em torno do objeto.
Eu não tenho como afirmar que você tem nv, o sintoma principal que são os chuviscos são bem nítidos e posso afirmar que eu tenho nv. Mas eu não sei como você enxerga o mundo. Já pesquisou sobre síndrome de Irlen? O fenômeno entóptico do campo azul pode ser uma coisa isolada, sim! Mas muitos pacientes de nv enxerga este sintoma de forma absurda e não se sabe o motivo. Olha, o fenômeno é considerado relativamente normal inclusive em pessoas que não sofrem de nv. A palinopsia é comum em todas as pessoas, mas quem tem nv, a frequência é absurda, praticamente o tempo todo.
Ver listras se movendo é comum, mas pesquise também sobre síndrome da visão de computador.
Não lembro de ter qualquer experiência como você descreveu por último, mas espero que minhas dicas sejam uteis.
Um forte abraço!
Grazie
Oi Grazie, tudo bem?
ExcluirQueria te fazer umas perguntas. Junto com a minha visão dupla, o meu olho esquerdo ficou um pouco "inchado" e caído, explico: não é uma ptose, é mais como se ele estivesse se projetando pra fora sabe? Falei pra minha oftamologista e ela disse que não poderia saber o por que pois ela não me acompanha desde de criança, mesmo afirmando que esse olho "inchado" começou junto com a visão dupla. Antes os meus olhos eram normais. Fiz exames e não é nenhuma doença neurológica. Você já chegou a ter esse sintoma, ptose ou o olho "projetado" para fora? No fim do dia chego até a sentir o meu olho pesado, cansado, e a diferença em comparação ao direito é gritante. De qualquer forma, tenho uma consulta marcada com um reumatologista para ver se pode ser alguma doença autoimune, já que a parte oftamológica e neurológica estão normais.
A alguns dias eu percebi que o fenômeno do campo azul piorou, pois quando eu estou no computador, ou assistindo tv ou olhando para as paredes da minha casa de dia, eu também percebo o fenômeno. Isso acontece com você?
A alguns dias também estou tendo problemas no meu ouvido. De repente eu fico sem audição em um dos ouvidos e começa um barulho semelhante ao de microfonia, alto, claro e constante, durante uns 10 segundos. Depois o barulho vai diminuindo, diminuindo até minha audição voltar ao normal. Você já teve ou tem isso ou só os zumbidos?
Outra coisa: De 1 mês para cá eu vejo um ponto brilhante na minha visão. É uma coisa que vem do nada, e geralmente tem a forma de um circulo ou de um raio. Dura de 5 a 10 segundos e aparece do nada. Durante o dia eu devo ver umas 6 vezes, bem aleatório. Isso poderia ser fotopsia? Eu não tenho enxaquecas, as vezes tenho dor de cabeça, mas é por causa da minha escoliose que afeta minha coluna cervical.
Ultimamente também quando estou usando o celular ou tablet a minha visão dupla piora, mas quando uso o computador isso não acontece. A minha visão dupla é vertical e quando uso esses aparelhos por mais de 15 minutos, eu vejo duplo para cima e para baixo. Você percebe uma piora dos sintomas quando usa o celular? Eu não tenho fotofobia, mas está bem dificil sair de noite, principalmente dirigindo por que o starbursting me incomoda muito.
Desculpe pelas perguntas imensas, mas é por que eu não tenho ninguém a quem perguntar ou conversar, já que é uma coisa difícil das pessoas entederem. Espero que você esteja bem. Abraços.
Olá Grazie. Tudo bem?
ResponderExcluirTenho ceratocone e há algum tempo comecei a notar moscas volantes no meu campo visual. Fui ao oftalmo e fiz alguns exames e detectaram um DVP (Descolamento de Vítreo Posterior) que seria o motivo das moscas. Mas, além disso tudo acredito que também tenha Neve Visual (já posso pedir música no fantástico) pois tenho alguns sintomas parecidos com o que você já abordou aqui no blog, por exemplo, as vezes me deparo com aquele da aura visual... Só que ele não dura apenas algumas horas e sim dias, porém não tenho nenhuma dor de cabeça e o tamanho da "mancha" é bem pequeno não atrapalhando em nada, apenas me incomoda bastante e me deixa muito apreenssivo porque é bem no centro da visão. Também tenho a impressão de ver "chuviscos" as vezes e a noite minha visão noturna parece uma constelação (como se eu enxergasse milhares de pontinhos claros quase imperceptíveis e incômodos).
Enfim... Quero parabenizá-la pelo seu trabalho pois com certeza tem ajudado muitas pessoas como eu a se sentirem mais confiantes de que tudo dará certo.
Olá Kléber, como vai?
ExcluirMuito obrigada, fico feliz em saber que pude te ajudar de alguma forma. Com dois problemas oculares e um neurológico é difícil saber o motivo de você ver aura por tanto tempo. O que seu médico diz sobre isso? É muito comum perceber a piora dos chuviscos durante a noite. A melhor maneira de lidar é se concentrar em outras coisas.
Um forte abraço!
Grazie
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBom dia Grazi, tudo bem?
ResponderExcluirA enxaqueca é um sintoma da neve visual? Todos as pessoas que sofrem da sindrome tem enxaquecas? Eu nunca tive enxaqueca... Mas as uns dias atrás comecei a notar que palinopsia está super forte. Também notei que eu vejo leves chuviscos quando eu olho para cores monocromáticas, tipo: uma blusa preta ou vinho, daí vejo como se tivesse formigas ali e também em superficies estampadas.
Tenho uma dúvida: A minha médica me receitou lentes de contato esclerais (as mesmas em que se usa em caso de ceratocone) já que tenho miopia e astigmatismo, e com elas é o único jeito de não ter visão dupla, mas os outros sintomas permanecem, como as moscas volantes que agora parecem uma teia de aranha na minha visão. Há relatos de pessoas que usam essas lentes e tiveram melhora na neve visual assim como eu?
Espero que você esteja bem.
Olá! Como vai?
ExcluirMuito obrigada pela mensagem, estou bem sim, muito obrigada!! :)
Enxaqueca tanto ocular quanto encefálica são sintomas frequentemente relatados por pacientes de neve visual, mas é bom lembrar que cada individuo possui reações e sintomas diferentes, sendo que o que temos em comum é a visão contínua dos chuviscos.
Entenda que você possui problemas tanto oftalmológicos quanto neurológicos, a neve visual é um sintoma neurológico, mas os outros sintomas que você relatou como visão dupla também está relacionado com problemas oftalmológicos, logo faz sentido melhorar usando lentes. Há pesquisas com lentes especiais para a melhora do sintoma da neve visual, mas não está relacionado com lentes esclerais. Não há relatos além do seu de melhora com uso de lentes específicas para ceratocone, mas vale lembrar que algo que funcionou para você não necessariamente ajuda outras pessoas.
Um forte abraço e fico feliz em saber de sua melhora :)
Grazie
Estou copiando o texto pois postei em um texto do ano passado, acho mais fácil que leiam este...
ResponderExcluirBoa noite, sofro de VS a 8 anos. Companheiros de caminhada negligenciados por muitos e tidos por loucos por outros. Gostaria de fazer uma pergunta para todos que passarem aqui. Vocês tem sensação de choque na cabeça? Perceberam piora com estímulos visuais intensos ou atividades físicas mais intensas? E para mim o mais importante, alguém tem diminuição de foco em apenas um olho persistente? Sintomas de visão turva tenho nos 2 olhos esporadicamente, mas o meu olho esquerdo é mais fechado e preciso focar muito para ver menos do que no direito. Tenho miopia, mas eu percebo essa diminuição ate para objetos muito próximos. Vou tentar a sorte para ver se consigo resolver pelo menos isso hoje de manhã com a oftalmologista. Quem tem VS adquirida na vida adulta, percebeu algum problema em relação a ter choques muito intensos na cabeça qndo teria orgasmo(digo teria, pq essa merda corta qqr coisa)? Agora para você Grazie, agradeço por ter juntado informações em português sobre VS, é raro ter tantas informações em um local em pt-br eu só achei os primeiros textos sobre VS e 2014 em inglês(td bem q por n incomodar tanto no começo eu parei d procurar la por 2010/2011), mas iniciei com VS em 2009(lembro que não sai da minha cama para fazer nada alem d comer poucas vezes e tomar alguns banhos nas 2 primeiras semanas, foi um inferno). Grazie você domina bem a língua inglesa? Eu li um texto seu em que dizia saber de neurologista com VS, você tem o contato desta pessoa? Sei que para resolver precisa de pesquisa e não falar com medico d consultório, mas a iniciativa nossa deveria ser setorizar em cada nação sites de informação como o seu e juntar tudo em uma base centralizadora mundial, dos sintomas/ relatos/ como começou e principalmente, devemos dar nossos rostos. Como vamos achar a cura (EM já foi reajustada, outras enfermidades que aingem o SNC, mas já se tem dados d base a pelo menos 100 anos sendo coletados e VS? não temos nada e achar outros q comprovam que você não esta louco para os demais já é o achado para quem tem VS hoje) se não sabemos dominância por idade/sexo/fase media de inicio/ exames realizados (teorias de como alguns de nos imagina que possa ter surgido ou estar agindo. E esses nomes também podem buscar financiamento, afinal somos nos que sofremos a cada dia e buscar fundos é a unica forma em um mundo capitalista como vivemos. Nenhum laboratório vai buscar solução para uma parcela tão pequena de pessoas). E por ultimo além de comparações dos portadores da síndrome e principais sintomas sintomas raros é de suma importância termos "cobaias", testes precisam ser feitos, precisamos nos dispor a ajudar os iguais a nós, seja como for, ate em caso de necropsia pode ser útil e é necessário que o medico investigador saiba o que esta buscando, comparar achados, comparar testes de dna como foi e esta sendo feito em pacientes com esquizofrenia/ behçet/ artrite reativa/ crohn entre outras). São muitas possibilidades para pelo menos avançarmos um degrau, eu digo que vivo um inferno(e principalmente pelos efeitos não visuais da VS ou sei lá o que mais eu tenho). Adoraria ter a cura em vida, é o meu motivo de viver hoje praticamente o que deixa qualquer pessoa realista depressiva na hora por obvio, mas antes 0,1% do que 0%, e se não der que eu seja útil para ajudar os próximos que vierem depois de mim para não precisar viver com isso.
Paz e cura!
Oi Grazie!
ResponderExcluirUltimamente eu tenho muita dificuldade para ler por que parece que as linhas estão se mexendo. Explico: Quando eu estou lendo um linha, parece que o resto da página tem um monte de formigas... entendeu? Também quando leio uma ou duas páginas que desvio o olhar eu vejo o negativo das letras (a minha palinopsia está piorando muito). Tenho percebido que aparecem vários pontinho azuis ou coloridos na minha visão, que eu acho que sejam fosfenos. Outro sintoma que tenho percebido é o fato de ver linhas retas se movimentando como se fosse aquelas ondas de calor sabe? Há relatos desses sintomas de pacientes de neve visual (da leitura e das linhas se mexendo)?
Olá Grazie!
ResponderExcluirEm uma conversa com meu noivo sobre a neve e a observação do comportamento dela chegamos a uma ideia onde ela poderia ser nada mais do que a capacidade de visualizar energia. Pesquisei sobre em blogs e sites brasileiros mas não encontrei nada, porém encontrei informações muito interessantes em blogs estrangeiros, que diziam que a neve é a capacidade de ver e perceber a energia e que seria devido a capacidade da glândula pineal, uma atividade do chackra frontal. Antes mesmo de pesquisar qualquer coisa sobre energia, observei o comportamento da neve de uma forma muito expandida, com o uso de psicotrópicos e tive uma visão totalmente diferente dela.
Gostaria de saber se você possui alguma informação sobre essa questão e o que acha disso. Se for algo consideravelmente bom, poderia ser trazido para os blogs brasileiros sobre.
Olá Jéssica
ExcluirComo vai?
Hoje vou pedir licença aos céticos e as pessoas que buscam explicações cientificas para o Neve Visual (dado pelo fato que muitos portadores tem o perfil bastante parecido com históricos de depressão, traumas, stress e problemas visuais).
Para ser sincera e assim como já observei estes fenômenos, acredito bastante nesta teoria, mas isso é uma crença pessoal. Eu queria realmente fazer um post sobre este assunto, apesar de polemico e afetar diretamente a crença das pessoas. Sim é um assunto que podemos abordar, de forma a respeitar a opinião e crença das pessoas.
Um forte abraço
Grazie
Interessante seu blog. Tenho um que relata alguns problemas do tipo, se você tiver interese, basta ler apenas os posts iniciais, que não são sobre viagem:
ResponderExcluirhttps://visaodeummochileiro.wordpress.com/2017/09/19/introducao-parte-i/