terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Série Sintomas: Fotopsia e Fosfenos

Fotopsia e Fosfenos



Na pauta de hoje vou dar mais detalhes sobre a fotopsia, mais conhecida como flashes de luz, bem como descrever os fenômenos chamados de fosfenos, visto que são regularmente confundidos e os efeitos são muito parecidos.

A fotopsia, mais conhecida como flashes de luz é um  fenômeno produzido pela retina, e ocorre geralmente quando esfregamos o olho ou como resultado de algum atrito com o vítreo ocular, o que pode inclusive gerar o descolamento da retina em casos mais graves. A percepção de moscas volantes é um efeito da fotopsia por exemplo. 


É preciso ressaltar que os principais efeitos da fotopsia é a visualização de clarões, “relâmpagos”, raios ou flashes de luz que ocorrem de modo passageiro. Em geral, observa-se este sintoma em miopia ou traumatismos que afetaram o globo ocular. Portanto, a fotopsia é de causa oftalmológica, cuja piora ou aparecimento de novos sintomas requer acompanhamento médicos especializados, uma vez que por si, a fotopsia não significa necessariamente que o paciente teve qualquer tipo de degeneração ou descolamento da retina.

Por outro lado, os fosfenos possuem causa neurológica e até mesmo pessoas saudáveis podem perceber este fenômeno visual quando pressionam as pálpebras, empurrando o globo ocular.

Neste fenômeno entóptico observa-se a percepção de manchas luminosas, linhas, formas ou até mesmo centelhas de luz, independente da condição de luminosidade.


Apesar de qualquer indivíduo poder vivenciar este fenômeno, a manifestação dos fosfenos de forma mais constante e involuntária também pode ser sintoma de outros distúrbios tais como lesões cerebrais, pressão baixa, enxaqueca ou dores encefálicas, ansiedade e há relatos inclusive em pacientes portadores de esclerose.

Saliento que, por se tratarem de fenômenos muito semelhantes, recomendo uma consulta com seu médico de confiança, pois neste caso existem interpretações equivocadas sobre cada tipo de sintoma.

Analisando as pesquisas que fiz sobre Neve Visual, é muito mais comum encontrar as pessoas se referindo aos flashes de luz como fotopsia do que fosfenos. Nos exames que realizei, não havia indícios de fotopsia e, portanto, o que vejo, está mais relacionado com os fosfenos, o que faz bastante sentido no meu caso, uma vez que este sintoma está estritamente ligado ao lobo occipital como ocorre na Neve Visual.


 Autora: Grazie Souza

31 comentários:

  1. Grazie, boa tarde, minha psiquiatra me receitou tomar Lamotrigina 50 mg para tentar dizendo ela regular as funções elétricas e reduzir os sintomas.Já ouviu falar sobre a ação desse medicamento em portadores de NV e se melhoraram ou não? Estou sentindo que o Starbursting que sinto a noite está mais forte e os raios das estrelas estão maiores nas fontes de luz. Um Neurologista me indicou tomar um medicamento chamado CYMBI (cloridato de duloxetina) sabe alguma coisa a respeito, digo se há registros de tratamento com esse medicamento em portadores. Esse eu não tomei, só to tomando a Lamotrigina.Outro Neuro me recomendou a estimulação eletromagnética intracraniana e disse que já pegou casos parecidos com pacientes que tiveram AVC. Sabe se já tentaram esse tratamento? Realmente não sei por qual caminho seguir, já que meu medo é piorar os sintomas e não sei se vale a pena continuar tomando lamotrigina. Obrigado como sempre. Abs

    ResponderExcluir
  2. Olá Sérgio Luis,

    Boa tarde como está?

    Sobre a Lamotrigina há relatos em pacientes sim, algumas pessoas relataram melhora na NV, há um outro caso de uma que a palinopsia melhorou muito. Agora você precisa se observar e perceber quais são suas reações ao remédio, quais sintomas pioram e quais melhoram e assim seu médico vai adaptando o seu tratamento. Com o cloridrato de Duloxetina há relatos de pessoas que começaram a ter a NV depois que tomaram e o relato de uma pessoa que nunca mais teve a NV depois de tomar uma cápsula. Seus médicos sabem que você está tomando outros remédios e se recebendo outras receitas? Misturar remédios deve ser feito com acompanhamento médico. Sobre a estimulação que o médico sugeriu a maioria das pessoas disseram que não tiveram efeito, não achei nenhuma avaliação positiva. Mas isso não significa que você tenha que desconsiderar esta possibilidade, você deve avaliar sim se vale a tentativa.
    O lado bom Sérgio, é que estes médicos estão dispostos a te ajudar. É complicado mesmo você ter vários caminhos, idéias e conhecimentos te direcionando e o medo das incertezas te cercando. Tudo na verdade vai depender do seu julgamento, se tal remédio está dando resultados ou não, a opinião dos médicos, o resultado dos procedimentos que você quer realizar e principalmente até onde você está disposto.

    Tenha um ótimo feriado!

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  3. Oi Grazie,obrigado pelo retorno. Então, tanto o neurologista como a pisquiatra (que receitou a Lamotrigina) eu os informei sobre o que cada um receitou para eu tomar. O neuro me receitou o cloridrato de Duloxetina dizendo que isso iria remodular as funções cerebrais, inclusive o processamento visual, das alterações sofridas pelo trauma, bem como estabilizar, sanar as dores de cabeça que apareceram dps do trauma e tratar a ansiedade. Ele tinha também pensado em um outro remedio epilético parecido com a Lamotrigina, mas pediu que eu tentasse esse primeiro. Fiquei com medo de comecar a tomar o cloridrato de Duloxetina, já que eu tomei por 7 anos um remédio "primo" para tratar de depressão no passado que é o cloridrato de venlafaxina e interrompi por conta propria a 10 anos atrás e com dose mais baixa, mas que depois disso não me afetou em nada. Fiquei com medo de piorar por conta do remédio no passado e se o mesmo interferiu no aparecimento de NV no futuro mesmo 10 anos depois. Daí decidi tomar a Lamotrigina, porque a pisquiatra disse que ela ia regular as funções elétricas no processamento visual e baixar os sintomas com o tempo. Ela disse que tomar o remedio que o neuro passou não ia adiantar muito pq já fez o que tinha que fazer no passado como foi com o remédio primo dele (cloridrato de venlafaxina). O Neuro diz que receitou o remédio cloridrato de duloxetina não pela questão psiquiatra e sim pela função neurológica, para tratar o neurológico e que a psiquiatra pensou somente na questão psiquiatrica mesmo receitando a Lamotrigina para tratar os sintomas neurológicos. Enfim, não sei muito o que fazer, to tomando a Lamotrigina há 25 dias e não vi melhora de sintomas. Sinto a mesma hipersensibilidade a luz, a intensidade dos chuviscos parece que aumentou um pouco, a palinopsia é a mesma e sinto uma piora considerável no starburt. Não sei se é a ansiedade ou a questão psicólogica ou é o remédio mesmo, o que me deixa bem receioso pq não quero piorar os sintomas. Fui em um neuro bem renomado aqui em Brasília e ele disse que devido ao trauma cranio facial no olho pode ter sido afetado as fibras que vão além do nervo óptico, causando essas alterações e disse que conhece a NV e que os mesmos sintomas foram encontrados em pacientes que tiveram AVCna região do processamento visual e que tratados com estimulação magnética transcraniana foram curados. Isso me deixa bem perdido, não sei mesmo qual o melhor caminho tomar.se a NV estivesse aparecido do nada seria uma coisa, agora como foi através de uma bolada no olho não sei se há algum tipo de micro lesão ou alteração física que possa causar todos os sintomas. Sinto que pioraramm com o tempo e são nos dois olhos. Hj vejo starburt em todas as luzes a noite, inclusive na luz do botão do monitor da luzinha vermelha da tv e vejo os feixes de luz dos postes e carros até o chão e pros lados. Realmente precisava ter certeza absoluta se isso tudo é Neve Visual ou se tem alguma outra coisa. Vejo um pouco borrado e não sei se é outro sintoma. Por curiosidade qual remedio vc toma hj e sabe se é provável que uma disritimia talamo cortical pode ser a causa de NV? O branco para vc é mt mais intenso e brilhante? Obrigado por td!! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sérgio,

      Como está?

      Gosto de verdade de receber suas mensagens pois suas dúvidas são muito relevantes e um grande desafio.
      Para te aconselhar vou utilizar de uma experiência pessoal, já passei por situações em que um médico começou a discordar do outro, e eu no meio sem saber o que fazer, assim como você. Não tinha a mínima competência para tirar o crédito dos médicos, pois como você percebeu cada um tem experiência e formação diferentes, a única certeza que tinha era que minha condição na época (que não tem relação nenhuma com a NV) estava piorando expressivamente. Com o tempo comecei a observar e percebi que embora ambos fossem bem competentes, com um dos médicos eu me sentia mal de estar na presença dele e outro e me sentia super bem, e descobri que este médico seguia a linha humanista dentro medicina, para ele não bastava ver apenas minha doença física, ele se preocupava também com os aspectos emocionais, culturais e sociais da minha vida e isso fez toda diferença. Pedi a ele a indicação de algum médico que seguisse a mesma linha que ele, que prontamente indicou a médica que me trata até hoje. Agradeço a Deus por isso, pois uma vez que meus médicos estavam na mesma sintonia percebi minha melhora e é por isso que estou aqui conversando com você e escrevendo no blog hoje, isso salvou minha vida.
      Não estou dizendo para você procurar um médico que siga a linha humanista, e sim para você entender o que te faz bem e seguir esta linha, pois os médicos não percebem que enquanto os egos deles estão se digladiando, nós os pacientes estamos no meio sofrendo perdidos e desesperados por ajuda.
      Sérgio, no meu caso o fator estresse e ansiedade são fatores de piora nos meus sintomas, então tomo remédios que controlam ansiedade. Pelo tempo que tenho a NV e pelos remédios que já tomei sei que não vou achar uma cura nos medicamentos que temos disponíveis hoje. Mas vou lembrar que somos indivíduos completamente diferentes e tenho esperança que você consiga um bom resultado, como vejo algumas pessoas relatando que conseguiram.
      Sei que a AVC pode causar cegueira, então procurei no face e na internet, e não encontrei relatos de pessoas que sofreram de AVC e que isso causou a neve visual, no máximo suspeitas mas ainda assim não é o suficiente para afirmar qualquer coisa, mas eu não sou dona da verdade, eu não tenho como afirmar que os pacientes do seu médico tinham ou não. Passar por este procedimento é uma escolha difícil por isso acredito que você deve analisar com cuidado.
      A questão da visão embaçada ou sem foco, há outros pacientes que relataram ter isso mas é preciso ver se não está relacionado com algum distúrbio oftalmológico.
      Vou ter que pesquisar sobre a disritmia talamo cortical, terei que ressuscitar meu espanhol para isso, mas prometo que analiso. O branco que vejo é super brilhante e intenso.

      Um forte abraço!

      Excluir
  4. Oi Grazie, obrigado pelos conselhos valiosos e por tudo. No meu caso não vi nenhuma mudança no quadro tomando Lamotrigina por um mês e fiquei com a sensação de uma leve piora dos sintomas. Meu caso é mt complicado pq advém de um trauma e realmente eu não sei e ninguém consegue me dizer se isso causou algum tipo de dano ou rompimento de fibras que transportam os estímulos visuais a várias regiões do cérebro e se isso causou todos os sintomas visuais atribuidos a NV. Isso me causa bastante angústia e ansiedade, ainda mais que já se passaram 5 meses e fico preocupado com o tempo corrido e as ações que devo tomar para gerar em menos tempo o tratamento para a regeneração do que foi afetado quando ainda é reversivel, se esse for o caso. Os neuros dizem que tem boas chaances de regeneração com o tempo e como se passaram esse período td e não vi melhoras, só pioras, me preocupo ainda mais se meu estado emocional e estresse esteja prejudicando td e piorando, pq não sabia o que fazer e o que poderia ter acontecido de fato. De um dia pro outro do trauma passei a ter mt sensibilidade a luz e com o tempo os outros sintomas foram aparecendo e nos dois olhos. Em conversa com minha pisquiatra ela me orientou a tentar a Lamotrigina original 50mg -Lamictal (antes tentei o genérico q ela passou) uma vez ao dia e me pediu tb para tomar uma cápsula de 25mg de Cloridrato de Nortripitilina (Pamelor 25mg) para ver se agora de falta tem efeito na redução dos sintomas e melhora progressiva. Vc já teve que tentar esses tipos de medicamentos? Quais foram os retornos que teve deles? O neuro antes como disse tinha receitado o Cloridrato de Duloxetina de 60mg o que nao cheguei a tentar por conta do que relatei. Essas pessoas que vc citou que foram curadas com esses medicamentos elas tinham todos esses sintomas tb? Foram curadas de todos os sintomas, principalmente a sensibilidade a luz, ao brilho e aberrações visuais, palinopsia, visão chuviscada e de perda de sensibilidade ao contraste? Quando o outro neuro me indicou pra fazer a estimulação magnética transcraniana isso me deu um pouco de esperança por conta de casos q relatou, por não ter efeito colateral como nos medicamentos e tratar os sintomas físicos, o que poderia ter sido afetado nas vias visuais nas fibras e os emocionais, remodulando a atividade cerebral. Vc sabe que qualquer coisa desse tipo anima a gente e faz com que pensamos se ag é o caminho certo e se a cura está ali, pq nessa condição me sinto mt fragilizado e sem saber o real caminho a tomar. Vi pesquisas em inglês relacionando a NV a disritimia talamo cortical,e a psiquiatra falou q isso tb acontece com a epilepsia. Desculpe te encher com isso td, é pq realmente o trauma é impresivel e não se tem certeza se a alteração e o surgimento dos sintomas são derivados de algum micro dano, isso que me deixa mais assim sem saber o que pode de fato ser feito. Obrigado mais uma vez e um ótimo final de semana. Abs

    ResponderExcluir
  5. Oi Grazie, obrigado pelos conselhos valiosos e por tudo. No meu caso não vi nenhuma mudança no quadro tomando Lamotrigina por um mês e fiquei com a sensação de uma leve piora dos sintomas. Meu caso é mt complicado pq advém de um trauma e realmente eu não sei e ninguém consegue me dizer se isso causou algum tipo de dano ou rompimento de fibras que transportam os estímulos visuais a várias regiões do cérebro e se isso causou todos os sintomas visuais atribuidos a NV. Isso me causa bastante angústia e ansiedade, ainda mais que já se passaram 5 meses e fico preocupado com o tempo corrido e as ações que devo tomar para gerar em menos tempo o tratamento para a regeneração do que foi afetado quando ainda é reversivel, se esse for o caso. Os neuros dizem que tem boas chaances de regeneração com o tempo e como se passaram esse período td e não vi melhoras, só pioras, me preocupo ainda mais se meu estado emocional e estresse esteja prejudicando td e piorando, pq não sabia o que fazer e o que poderia ter acontecido de fato. De um dia pro outro do trauma passei a ter mt sensibilidade a luz e com o tempo os outros sintomas foram aparecendo e nos dois olhos. Em conversa com minha pisquiatra ela me orientou a tentar a Lamotrigina original 50mg -Lamictal (antes tentei o genérico q ela passou) uma vez ao dia e me pediu tb para tomar uma cápsula de 25mg de Cloridrato de Nortripitilina (Pamelor 25mg) para ver se agora de falta tem efeito na redução dos sintomas e melhora progressiva. Vc já teve que tentar esses tipos de medicamentos? Quais foram os retornos que teve deles? O neuro antes como disse tinha receitado o Cloridrato de Duloxetina de 60mg o que nao cheguei a tentar por conta do que relatei. Essas pessoas que vc citou que foram curadas com esses medicamentos elas tinham todos esses sintomas tb? Foram curadas de todos os sintomas, principalmente a sensibilidade a luz, ao brilho e aberrações visuais, palinopsia, visão chuviscada e de perda de sensibilidade ao contraste? Quando o outro neuro me indicou pra fazer a estimulação magnética transcraniana isso me deu um pouco de esperança por conta de casos q relatou, por não ter efeito colateral como nos medicamentos e tratar os sintomas físicos, o que poderia ter sido afetado nas vias visuais nas fibras e os emocionais, remodulando a atividade cerebral. Vc sabe que qualquer coisa desse tipo anima a gente e faz com que pensamos se ag é o caminho certo e se a cura está ali, pq nessa condição me sinto mt fragilizado e sem saber o real caminho a tomar. Vi pesquisas em inglês relacionando a NV a disritimia talamo cortical,e a psiquiatra falou q isso tb acontece com a epilepsia. Desculpe te encher com isso td, é pq realmente o trauma é impresivel e não se tem certeza se a alteração e o surgimento dos sintomas são derivados de algum micro dano, isso que me deixa mais assim sem saber o que pode de fato ser feito. Obrigado mais uma vez e um ótimo final de semana. Abs

    ResponderExcluir
  6. Olá Sérgio,

    Como vai?

    Hoje temos uma série de questionamentos realmente difíceis vou fazer o possível para responder da melhor forma possível.
    De fato ninguém pode afirmar se o seu acidente foi a causa e que o aparecimento da NV foi uma consequência. Já comentei com você antes que ainda precisamos de muita pesquisa para entender as questões relacionadas ao cérebro.
    Há uma questão que não ficou muito clara para mim, você sempre fala do trauma, mas este trauma foi físico ou emocional? Toda vez que recebo uma mensagem sua tenho a impressão que sua dor é mais emocional do que foi a lesão em si. Se é isto, no seu lugar eu iria tratar a questão do trauma emocional primeiramente.
    Eu pioro bastante quando estou estressada, ansiosa, e sei que muitos outros pacientes também, e acho perfeitamente possível você se sentir pior por causa dos sintomas emocionais.

    Não utilizei a Lamotrigina, mas sei que atualmente o efeito é positivo em 20% dos pacientes que relatam diminuição no sintoma principal que é a estática, e a diminuição gradual dos demais sintomas. Um ponto importante, não há cura, há melhora, quero deixar isso bem claro, a Neve Visual não tem cura! Eu realmente sinto muito pelo que aconteceu com você e torço de verdade que você encontre uma solução, mas por favor pelo seu próprio bem pare de se enganar, seria errado da minha parte alimentar falsas esperanças em você, só iria te prejudicar ainda mais e com certeza haveria mais frustrações. Por favor, não tenho intenção de te ferir ou magoar, não sou psicologa ou médica, mas a impressão que tenho é que seu problema não é a Neve Visual ou o trauma neurológico e sim uma espécie de obsessão em relação a toda a situação. Quando digo obsessão é no sentido de preocupação permanente e este é um problema que você vai ter que superar antes de aprender a enfrentar a Neve Visual. A estimulação magnética não deu certo em todos os pacientes que fizeram, não posso afirmar que não vai funcionar, mas vá preparado para um não, quando falamos de Neve Visual as probabilidades são baixas.
    Me desculpe se estou sendo muito dura, mas a Neve Visual em mim é um grande aprendizado, e uma delas é que temos uma alteração da nossa percepção da realidade, isso não significa que vivemos fora da realidade. Você tem uma doença sem cura. Você tem o direito de lutar por um tratamento sim, mas não se iluda. Não se deixe fragilizar pela Neve Visual, não é mais forte que você, não te define e não é dona das suas vontades e de sua vida, é uma pequena parte de um ser mais complexo, inteligente e humano e só mais um desafio que você vai superar.
    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  7. Oi Grazie td bem? Vc está certa minha amiga, realmente não soube lidar com isso td e minha preocupação é se o trauma pudesse ter causado alguma lesão em algum ponto que tenha provocado isso tudo. Não vejo mt melhora na lamotrigina e penso em parar. A estimulação foi uma indicação do médico em relação ao trauma, para acelarar uma possível recuperação de danos, causados pelo impacto. Isso me deixou sem saber mt o q fazer. Essa semana apareceu uma especie de zumbido, como se estivesse acabado de sair de um show com musica mt alta e ficasse com aquela coisa no ouvido. Não sei se pode ser alguma coisa a ver com minha tentativa de parar a lamotrigina, não sei se causa isso ou se é da sindrome mesmo. Vc tem zumbido? Consiguiu tratar com algum medicamento? A estimulação nesses pessoas q vc citou fez piorar ou ficou do mesmo jeito? Geralmente a dose de lamotrigina desse portadores que enchergaram melhora foi mais alta? Desculpe a serie de perguntas, não posso recorrer a ninguém e obrigado mais uma vez pelas palavras? Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sérgio! Como está meu amigo.

      Zumbido tem muitas causas, mas é bem verdade que nós pacientes de NV também sofremos com o zumbido e tem no youtube um vídeo sobre esta relação entre o zumbido e a NV. Eu tenho zumbido sim, o som lembra muito daquelas geladeiras bem antigas um ziiiiimmmmmmmmmmmmm bem irritante. o Zumbido não tem tratamento e as vezes eu percebo outras não, eu me adaptei na verdade.
      As pessoas que fizeram a estimulação alegam apenas que não funcionou, concluo que não houve nem melhora nem piora.
      A melhora é de em média de 20% a 50% dos sintomas, um caso relatou 70%. E você conseguiu definir seu percentual de melhora?
      Pode contar comigo sempre!
      Um forte abraço!

      Excluir
  8. Ótimo post. Parabéns! Estou tendo fotopsia de uns dias para cá. Consegui marcar consulta no Oftalmologista no Hospital das Clínicas daqui a 15 dias. Estou muito preocupada com esses flashes luminosos no escuro no meu olho direito e aparecimento de moscas volantes. Fiz cirurgia refrativa em 2010 e minha miopia zerou. Enfim, hoje tenho 0,50 no OE e 0,75 no OD. Uso óculos para descanso. Vamos ver o que os exames apontam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mônica, como está? Antes de mais nada, muito obrigada pelo apoio! Fico muito feliz em poder ajudar. Entendo sua preocupação, de repente agente começa a ver uns fenômenos estranhos e tem que fazer exame, a ansiedade que isso causa é alta mesmo. Mantenha-se hidratada, use colírio tipo lubrificante oftálmico e vai na fé, você tem sintomas que sei que são bastante incômodos mas torço que não seja nada grave não!
      Depois fala pra gente o resultado!
      Um forte abraço!!

      Grazie

      Excluir
  9. Olá, Grazie! Ainda estou sentindo flashes luminosos no canto meu olho direito, às vezes, eles se parecem com relâmpagos em forma de círculo e faíscas (ou uma combinação destes) com duração de uns 2 segundos, porém sem perda da visão, graças a Deus. Piora sempre em ambientes escuros ou com baixa iluminação, com movimentos rápidos da cabeça. Lendo seu post novamente, com mais atenção, não sei se no meu caso esses flashes podem ser fosfenos ou fotopsia.

    Passei por alguns estresses emocionais entre abril e maio e penso que isso pode talvez estar relacionado com os flashes, além de o fato de ser muito ansiosa. Minha consulta ao oftalmologista será quinta, 29/6, e mal posso esperar para fazer os exames. Espero em Deus que não seja nada grave.

    Estou usando colírio lubrificante oftálmico e mantendo-me hidratada como recomendou. Semana que vem, eu volto aqui no blog e comento o resultado dos exames. Um forte abraço! Muito obrigada pelo o apoio!

    Mônica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mônica, como vai?

      Geralmente, movimentos bruscos com a cabeça faz com que agente veja os fosfenos, eu vejo o mesmo quando isso acontece e no meu caso não tenho fotopsia. Estou fazendo apenas uma suposição, mas trabalhe com a hipótese de que você tenha os dois sintomas, pois você tem um histórico de miopia, pelo que comentou antes e também sofre com a neve visual. Mas, de qualquer forma você está indo no médico para tirar esta dúvida. Quanto a fotopsia e os fosfenos, estes sintomas não causam qualquer tipo de sequela mais grave. São incômodos e se você sente que a frequência aumentou é bom realmente checar. Quanto ao fator emocional, realmente aumentam os sintomas da Neve Visual.

      Um forte abraço e ficamos no aguardo do resultado, estamos torcendo por você!

      Grazie

      Excluir
  10. Olá, Grazie!

    Estou bem, obrigada. Graças a Deus já fui à consulta marcada e, fiz alguns exames nos dois olhos, entre eles mapeamento de retina, com dilatação de pupilas. Nesse exame, acusou uma “aderência entre o vítreo e a retina temporal” esse foi o termo utilizado pelo oftalmologista. Então, no mesmo dia, fiz fotocoagulação com laser em toda a região periférica do olho direito, o qual sentia as fotopsias, mosca volante, além de sentir umas tracionadas/pinçadas também nele. Essa fotocoagulação a laser foi indolor e tranquila com duração de uns 15 minutos.

    Uma notícia boa é que o problema no meu olho direito não se deu devido à cirurgia refrativa Lasik feita em 2010, pois está tudo OK, o flap na córnea está bem posicionado e bem cicatrizado. O oftalmologista que aplicou o laser (fotocoagulação) me disse que em míopes o vítreo é mais fragilizado e, no meu caso, as chances de descolamento de retina são mínimas.

    Confesso a você que foi um dia eletrizante. Saí do Hospital das Clínicas morrendo de dor de cabeça que se estendeu até o fim do dia, mas ao mesmo tempo aliviada por não ser algo grave no olho. Sinto-me bem melhor agora. Acredito que meu olho tem melhorado uns 90% de uma forma geral; vez ou outra eu sinto um flashezinho e umas leves tracionadas no canto do olho, mas com uma frequência muito menor que anteriormente. Continuarei fazendo acompanhamento oftálmico com a intenção de meu olho direito se recuperar 100%.


    Obrigada pela torcida. Um forte abraço!

    Mônica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mônica,

      Fiquei super feliz em ler seu comentário e saber que você está bem e se recuperando. Mas fiquei curiosa em relação a como você se sente em relação à NV e sentiu alguma alteração em relação ao sintoma mais crônico que é a impressão de TV em estática.

      Um forte abraço!

      Excluir
  11. Olá... desde o início do ano ano venho sentindo sintomas visuais e mais recente um zumbido no ouvido... os sintomas visuais foram halos em volta das luzes e moscas Volantes inicialmente... depois vierem os fosfeno, não consigo olhar pra uma fonte luminosa como o sol por mais pouco tempo que seja. Não acredito que tenha neve visual porque não vejo a estática de TV , que é o sintoma mais comum dessa síndrome... quanto ao zumbido por enquanto só escuto em ambientes bem silenciosos e o que mais me atrapalha mesmo são as moscas volantes e os halos... percebi que ficou difícil enxergar de longe os letreiros de ônibus ou semáforos... mas enfim, não vou sair tomar remédios sem noção que podem me prejudicar no futuro, como vejo as pessoas que adotam um psiquiatra, só a psicólogo já me basta e o mais importante de tudo ė Deus, pois creio muito nele, talvez ate por isso não tentei tirar minha vida, pq sei que a se a vida assim já eh difícil, imagine no inferno pro resto da eternidade... parabéns pelo blog e que a cura chegue em nossas vidas, Amém!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Heitor, como está?

      Sinceramente, eu não posso te afirmar se você tem neve visual ou não mas dê uma olhadinha no meu post https://nevevisual.blogspot.com.br/2016/10/sindrome-da-neve-visual-caracteristicas.html, assim você pode ver se vê a neve tipo ritmada. O que você chama de halos, foi denominado pelos pesquisadores da nv de starbusrting e tem várias formas e tamanhos.
      Vejo de forma bastante positiva sua decisão de se apoiar na fé e num psicologo para te ajudar em sua jornada, afinal, o que importa é que você se sinta bem e seguro para os desafios impostos pelos sintomas que você têm.
      Por outro lado, respeito também quem busca auxilio de médicos e tomam medicamentos, acho que a pessoa reconhecer um problema e procurar por um alívio é válido, pois afinal temos ferramentas limitadas e todos merecem ter sua decisões de como seguir suas vidas respeitadas e apoiadas, não existe certo ou errado, existe a melhoria da qualidade de vida.
      Muito obrigada pelo apoio, pelo comentário e pelas visitas, que o tratamento chegue em breve para nós e que você seja curado dos seus sintomas!!

      Um forte abraço!!

      Grazie Souza

      Excluir
    2. Eu tenho apenas 13 anos e tenho Neve Visual há 4 anos, esse mês passado comecei a ver halos a redor da luz, as vezes penso em me matar.

      Excluir
    3. Olá Ryan, como esta?

      Não fique surpreso se mais adiante na sua vida você começar a ver outros sintomas, é bastante comum, e o nome dos halos é starbursting, temos um post sobre este sintoma.

      Sabe, não sei se você já leu outros comentários de pessoas que deixam suas mensagens aqui e muitas delas também tem as vezes o mesmo pensamento que você. Eu sei que muitas vezes quando as pessoas estão com depressão isso é um pedido de socorro, mas a internet é um ambiente muito difícil, todos nos achamos protegidos pelo anonimato, então eu te pergunto, como posso te ajudar?

      Pergunto isso pois para mim é complicado ver adultos dizendo que querem desistir da vida, mas dói quando uma pessoa diz ter 13 anos e tem este tipo de pensamento.

      Um forte abraço!

      Grazie

      Excluir
    4. Grazie as vezes eu vou para o meu quarto e começo a chorar e me pergunto porque isso foi acontecer comigo, vejo fosfenos, chuvisco e já tive também a explosão d brilho estou pensando em contar para minha mãe o que eu tenho você poderia me ajudar ? Ela diz que é coisa da minha cabeça.

      Excluir
    5. Olá Ryan!

      Acho que você deve contar sim! No seu lugar eu começaria mostrando o blog e também o grupo no facebook. Se ela tiver alguma dúvida, ou você quiser, pode entrar em contato comigo por e-mail.

      Sua mãe diz que isso é coisa da sua cabeça? Tecnicamente, ela está certa, mas não exatamente do lado que ela se refere, que é a imaginação. A neve visual tem sim uma origem neurológica.

      Sinceramente, para mim soa até um pouco ofensivo, quando dizem isso. O ser humano tem realmente uma capacidade criativa muito grande, mas dizer que sintomas de neve visual e depressão é fruto da nossa imaginação é bastante leviano e demonstra uma completa falta de alteridade.

      Fico no aguardo do contato, tome o tempo que você precisar. Você não está sozinho.

      Um forte abraço!

      Grazie

      Excluir
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    7. Obrigado Grazie pela ajuda nesse momento difícil que estou passando. As vezes fico com receio de contar para ela porque não sei qual vai ser a reação dela, mais hoje mesmo vou tentar conversar com ela e explicar tudo.

      Excluir
    8. Grazie eu tenho uma dúvida, alguma pessoa que já teve Neve visual se curou ? Se sim como.

      Excluir
    9. Oi...vc descobriu seu diagnóstico? sinto o mesmo

      Excluir
  12. Olá Ryan, não há relatos de cura comprovados, e não há tratamento.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Olá Grazie, você sabe me dizer se algum oftalmologista ou neurologista consegue diagnosticar a neve visual, através de exames??

    ResponderExcluir
  15. algum endereco de contato ? preciso muito de ajuda

    ResponderExcluir
  16. Boa Tarde!!!!! Nossa eu sinto muito desses sintomas sitados por aqui... Há uns 2 anos eu comecei a enxergar umas listras coloridas bem brilhantes ao piscar os olhos, depois de um tempo comecei a ver halos coloridos em volta das luzes de postes e carros e minha visão ficou horrivel a noite... fico feliz em saber que não to ficando louca nem vendo coisas sobrenaturais kkkkkkk procurei um psiquiatra e comecei o tratamento para ansiedade e depressão ontem, estou confiante! bjao

    ResponderExcluir
  17. Eu vejo essa neve no meu olho desde que eu me entendo por gente. Lembro de quando era pequena e eu ficava olhando pro teto no escuro antes de dormir e enxergar esse monte de bolinhas, tipo um tv que não funciona direito. O problema é que eu vi isso 24 horas por dia, em toda a minha vida. Fora essas luzes coloridas maiores, em formas diferentes. Quando eu fecho meu olho eu vejo a as bolinhas igual uma tv e esse monte de luzes coloridas, quando eu to no escuro também. De dia eu vejo o tempo todo, no claro, porem sao menos intensas do que no escuro. Eu achava que isso era normal, mas depois perguntei a algumas pessoas e elas falaram que nao viam isso. Eu ja fui num oftalmologista quando era menor e expliquei isso, ele disse que tava tudo certo e me mandou embora. Amanhã vou de novo em um, se ele falar que não viu nada eu desisto.

    ResponderExcluir