sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Tratamento

Tratamento para Neve Visual



        Foi dito neste blog, repetidas vezes, que não há tratamento específico para portadores da síndrome da Neve Visual. Na literatura disponível na internet, os pesquisadores são bem enfáticos sobre este tema. Alguns acreditam em um possível tratamento, pelo menos a longo prazo, mas são totalmente descrentes em relação a uma cura.

       A Neve Visual é considerada uma alucinação, mas nem por isso há comprovação da eficácia de medicamentos antipsicóticos, geralmente utilizados para tratamento de doenças mentais que mais causam alucinações. Já utilizei medicamentos antipsicóticos e não senti nenhuma diferença em relação a diminuição dos meus sintomas. Mas, como cada caso é um caso, nada melhor que um bom médico para auxiliar na hora de buscar melhor qualidade de vida.

      Tenho reservas quando vejo em pesquisas de que a Neve Visual não se agrava, quando na verdade eu a sinto na pele. Mas, no meu caso a Neve Visual tem humor, há dias em que consigo enxergar bem, há outros em que os pontos estão maiores e com mais movimento, e há dias em que não enxergo nada, pois vejo manchas brancas brilhantes e permanentes em parte do meu campo de visão.

         Pelo visto não sou exceção, e algumas pessoas procuram estratégias para melhorar sua condição. Conforme pesquisa citada no artigo (https://braindecoder.com/post/what-its-like-to-have-visual-snow-syndrome-1582715658), a maioria dos pacientes (65 %) apontou para fatores que agravaram os seus sintomas, como texto com alto contraste em uma tela de computador, escuridão, exaustão e stress. Trinta e cinco por cento dos pacientes disseram que precisam alterar a luz ambiente para ajudar a aliviar os sintomas, mas muitos não foram capazes de apontar para quaisquer estratégias que poderiam ajudá-los a lidar com os sintomas.

    Existem outras opções para quem deseja aprender a conviver com a doença, como a adaptação. Essa técnica foi sugerida e é utilizada em indivíduos portadores de zumbido, como forma de minimizar o seu desconforto. O objetivo é utilizar estímulos visuais repetitivos e provocar a adaptação aos fenômenos entópticos (estática, moscas volantes, flashes, etc) e sensações visuais incomuns.


     Há relatos de indivíduos que utilizam óculos escuros ou lentes coloridas com o objetivo de tornar os sintomas mais toleráveis. Com o uso de óculos com lentes polarizadas, nunca notei ou reparei situações com fenômenos entópticos, contudo nada muda em relação à estática. É válida a ideia, mas é preciso lembrar que no caso de Neve Visual, nada é regra e não há garantias de que vai funcionar em todos os portadores.

    Minha principal dica é notar e conhecer a própria doença, quais os fatores que causam piora, em quais condições são mais favoráveis de executar as tarefas cotidianas, ou seja, procurar estratégias que podem atenuar os sintomas e assim buscar por qualidade de vida.



Autora: Grazie Souza


13 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá!
      Não melhorei, mas estou aprendendo a conviver com os sintomas.

      Excluir
  2. Essa neve visual veio junto com uma depressão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vinicius!

      Muitos pacientes relatam sofrerem de ansiedade e depressão devido a Neve Visual. Eu estou em tratamento de depressão, mas não está relacionada à síndrome, e sim a outros fatores.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Olá Eduardo.

    Muito obrigada por compartilhar a história da sua irmã. É muito comum nós portadores sentirmos piora por fatores psicológicos, situações de estresse, ansiedade e pânico contribuem muito para a piora e pelo que você disse ela está com chorando bastante, o melhor a se fazer é procurar um médico para ajudá-la neste sentido. Quanto a questão da leitura, verifique com o médico também sobre a outras possibilidades, a Síndrome de Irlen, por exemplo, possui sintomas muito parecidos com a Neve Visual, a principal diferença está na visão de estática que nós temos em nosso campo de visão e a síndrome de Irlen prejudica bastante o foco de leitura.
    Existe a adaptação sim, mas não pode ser nada forçado e antes de mais nada ela vai precisar tratar esta questão emocional, posteriormente a adaptação poderá ser feita com a ajuda de um profissional e até mesmo naturalmente porque é um exercício de autoconhecimento, de entender a doença e como ela se manifesta, o que causa piora e quais as estratégias que ela vai usar para suportar os sintomas.

    ResponderExcluir
  6. é literalmente isso q as pessoas com visual snow conseguem ver? https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwjThoyGkMbWAhVMkpAKHe53AwkQjRwIBw&url=https%3A%2F%2Fwww.theodysseyonline.com%2Fvisual-snow&psig=AFQjCNGGudOTEQFlshc6IrG7GZGg2JCqHQ&ust=1506627765049207

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Esta imagem no artigo é apenas uma simulação, há variações de chuviscos, cores, formas, ritmo dos pontinhos e também de tamanhos de um paciente para outro, no meu caso, não é literalmente como na imagem mas se aproxima bastante.

      Um forte abraço

      Grazie

      Excluir
  7. Bom dia! Há anos busco resposta para a minha visão e somente agora encontrei. As vezes tenho crise de enxaqueca com aura. Estou em uma crise que nunca havia tido....estou a alguns dias com os sintomas de enxaqueca(nausea, dor na nuca que reflete para atrás dos olhos, tontura, zumbido no ouvido e a estatica piorou). Eu estou lutando contra a ansiedade a alguns anos, e agora acho que posso te encontrado tb a causa da minha ansiedade ser tão alta...estou desesperado para que todos esses sintomas passem logo e minha visão retornei ao normal. Alguém tem alguma dica para ajudar a ficar mais calmo????

    ResponderExcluir
  8. uma vez testei um oculos de grau e a granulação diminuiu bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jhonatta, que óculos? Pode compartilhar as informações?

      Excluir
  9. é muito confortante saber que alguem tambem tem isso (nao que eu deseje que alguem tenha isso, eu nao desejo isso pra ninguem) o pior disso era que eu nao sabia o que era e ficava ansioso, com o tempo eu fui me acostumando a viver assim. ate que eu comecei a ter enxaqueca com aura e isso virou meu novo motivo de ansiedade, ate que eu li uma pagina da wikipedia sobre o assunto e descobri que tudo estava ligado, a ansiedade diminuiu quando eu li, mas alguns problemas as vezes ainda me afetam emocionalmente e atrapalham um pouco no meu dia a dia eu ainda estou procurando um medico pra confirmar a minha neve visual. desejo melhoras para voce e obrigado.

    ResponderExcluir