quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Hipocondria e Neve Visual



Desenvolvimento de hipocondria em pacientes com Neve Visual





         Antes de me aprofundar neste assunto, gostaria de dizer que me inspirei numa reportagem que encontrei na internet, de uma portadora de Neve Visual que sofria de hipocondria por falta de tratamento específico para a síndrome, e que no desespero, a paciente passou a utilizar medicações diversas para se livrar dos vários sintomas.

             Comecei a me observar também, e lembrei que sempre levei um arsenal completo remédios na bolsa. As pessoas levam geralmente um remédio para dor de cabeça, para cólica e um curativo, para o caso de uma emergência (leia-se cortar o dedo com papel sulfite).

Meu arsenal, incluía remédio para dor de cabeça e enxaqueca, corticoides superpotentes (comprimido e pomada), comprimidos, pastilhas e spray para dor de garganta. Todos os tipos possíveis de antiácidos e Omeprazol caso os antiácidos não fizessem efeito. Curativos tamanho P, M e G já prevendo a possível trombada nas belas calçadas de São Paulo. Remédios para enjoo devido a tonturas. Dorflex e caso esse não funcionasse, levava também o Tandrilax e aquele colírio para os olhos tipo lágrima artificial. Nem imagino porque as pessoas me procuravam constantemente no trabalho para pedir remedinhos.  Sério, eu tinha um chefe que brincava sempre, dizendo que eu era muito favorável às drogas legais.



            Gracinhas a parte, venho fazer um alerta aqui. Não está provado a ligação entre a hipocondria e a Neve Visual.

Pesquisando, encontrei uma ótima definição para hipocondria:

Pessoas que sofrem de hipocondria costumam ter a convicção de ter uma doença, que normalmente, são definidas como doenças não graves. Deste modo, interpretam sintomas que elas sentem, como evidencias de um mal maior. Quando estas pessoas consultam o médico, ou mesmo depois de exame físico e dos exames correspondentes, não encontram nenhum tipo de evidência de algum tipo de doença. 

            Em exames realizados em pacientes com Neve Visual, foram apontadas alterações neurológicas que comprovam a existência da síndrome, contudo, temos que levar em consideração que as pesquisas são muito recentes e que não se sabe, precisamente, até onde a doença pode se agravar.

 De fato, não se pode considerar a Neve Visual uma doença altamente nociva. Claro que não podemos desprezá-la, pois sabemos o quanto sofremos os sintomas, que são relativamente frequentes.

Por outro lado, é difícil quando não temos uma solução e procuramos os “jeitinhos” para tentar solucionar o problema. Acredito que meu caso de hipocondria (já superada) seja algo relacionado em parte ao fato de não dar a devida relevância à Neve Visual e seus sintomas e de procurar medidas paliativas para alívio de um ou outro sintoma.

Era uma questão psicológica que precisei superar. Para resumir minha situação, era uma busca obsessiva por controle não só da síndrome, mas da minha própria vida. Aquela preocupação constante foi plenamente superada com sessões de terapia.

É frequente ver pessoas desesperadas assim que descobrem que possuem a Neve Visual. O medo de ficar cego, de se agravar de forma irreversível e ficar à mercê das pesquisas, esperando a descoberta de algum tratamento. E sejamos sinceros, se é difícil lá fora em outros países, imagine aqui no Brasil, onde lutamos pelo tratamento de doenças mais comuns, buscar por tratamento de uma doença rara é um objetivo intangível.

Portanto, se você descobriu que tem a Síndrome da Neve Visual recentemente, primeiramente calma, sei o que você sente, mas infelizmente não será aquele comprimido que está dentro da sua gaveta ou o chazinho infalível de casca de cebola que vai te ajudar.

            Sair por aí pesquisando na Internet e ver que para uma determinada pessoa, o Alprazolam reduziu em 50% os sintomas e pedir para seu médico te receitar, também não ajuda.

            O que ajuda?


Aprender a conviver com a doença! Dou algumas dicas no post sobre tratamento.

4 comentários:

  1. Todos os meus sintomas batem , será que eu tenho neve visual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola como vai?

      A característica principal da Síndrome da Neve Visual é enxergar pontinhos minúsculos "dançando", no seu campo de visão, total ou parcialmente. Muito semelhantes a estática de TV. Não é priori que se tenha todos os sintomas, já vi indivíduos que vêem apenas a "estática" e sendo assim tinham a Neve Visual.
      Outra questão é, eu não sei como você enxerga, não posso afirmar que você tem a NV. Mas geralmente nós os portadores sabemos identificar quando vemos simuladores na internet.

      Um forte abraço!

      Excluir
    2. Olá, acabei de descobrir que tenho. Queria muito conversar com aguem que tb tenha. Se puder 21 79277517.

      Excluir
  2. Boa tarde,


    Como se sente agora?

    Um abraço

    Grazie Souza

    ResponderExcluir