quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Descoberta de uma doença rara



Neve Visual


Pensava que minha visão era normal, mas tenho uma doença rara

     
     Quando lia reportagens sobre portadores de doenças raras e incuráveis, me perguntava sempre, como deveria ser difícil não viver uma vida plena e lutar a cada dia para ter, ao menos, qualidade de vida e seguir em frente lutando a cada momento.

   Até o dia que descobri que sou portadora de uma doença rara, sem tratamento e incurável. Mas, assim como muitos depoimentos que li, levei anos para entender o que se passava comigo.

    Lembro-me que aos vinte e três anos, em uma conversa com meu namorado, achava que todo mundo enxergava igual a mim, o que era um tanto lógico, passei a vida toda enxergando daquela forma “embaçada” e que isso era absolutamente normal. Naquela tarde, fui prontamente convencida de que eu precisava consultar um oftalmologista.

Na clínica de Oftalmologia...

    Logo que cheguei na clínica, passei por todos os testes, em todos os aparatos ordinários de uma clínica oftalmológica, para que? É isso mesmo que vocês estão pensando! Para nada!

    Naquele dia, o médico atestou que eu não tinha problema algum de visão e que, clinicamente, era perfeitamente normal para uma mulher de 23 anos, não tinha miopia, hipermetropia, vista cansada, nada disso.

    Não sabendo como explicar como eu enxergava, insisti ao médico que minha visão era “turva”. Percebendo minha insatisfação, o médico respondeu que entendia meu “fetiche” por usar óculos. Pensei comigo: “Como assim, fetiche? Esse médico louco, vou sair daqui correndo”!

    Conclusão, ele disse que minha visão era normal e segui feliz minha vida achando que todo mundo via estática  de TV e que só voltaria a um oftalmologista depois dos 40 anos.

A descoberta.

    Anos depois, meu marido super nerd, comprou um telescópio, mirou em Júpiter e em suas luas e me chamou para ver. Júpiter é lindo, mas daí ele me perguntou se eu conseguia ver as luas do astro. Adivinhem quantas luas enxerguei?  Todas as 67 luas de Júpiter!!! Só que não... eu enxergava apenas milhares e milhares de pontinhos brancos e não conseguia definir o que eu enxergava de fato, e foi aí que percebi que minha condição havia piorado e que isso definitivamente era anormal.


    Após pesquisas descobri minha real condição. O que eu tenho chama-se Neve Visual, ou Visual Snow (em inglês), que não tem cura, não tem tratamento, que ninguém sabe nada sobre, que não há interesse em pesquisas, só há especulações, e o que mais me causou surpresa, a VS (Visual Snow) é considerada uma alucinação permanente.

   Naquele momento, achei que tinha pirado e perguntei para minha terapeuta se aquilo tudo era real, imagina eu, "normalzinha", tinha alucinações eternas. Ela riu da minha cara! E me instruiu a observar quando eu não enxergava a interferência na visão. Percebi que somente em meus sonhos as imagens possuem uma ótima definição. Situação no mínimo curiosa, pois prova que minha percepção de imagem não é completamente afetada pela minha condição. 

    Vou compartilhar com vocês minhas descobertas nesta busca dos últimos anos por respostas e entendimento desta condição, que ainda não é reconhecida como doença pela medicina.


Autora: Grazie Souza

25 comentários:

  1. Já te agradeço por ter criado esse Blog, continue com ele por favor!

    ResponderExcluir
  2. Robson,
    Super obrigada pela sua mensagem, não faz ideia de como isso me motiva a pesquisar e escrever mais sobre a Neve Visual e esclarecer o máximo que puder já que pouco se sabe sobre a síndrome. Estive fora alguns dias resolvendo questões pessoais mas agora vou continuar com esse trabalho sim. Fique a vontade caso queira fazer mais comentários ou dar dicas.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. a muito tempo sofro com a neve visual, porem achava normal, afinal você ja nasceu enxergando de um jeito sem ter um padrão para comparar, quando usei óculos pela primeira vez, a neve visual reduzia, acredite ou não, porem foi gradualmente voltando a o que era antes, ja no meu 2° óculos ela não alivio, expliquei para o oftalmologista, e ele ignorou meu problema, dai com o tempo comecei contar para minha mãe e uns amigos se eles enchergavam como uma TV "chiando", e a resposta era não. Dai na minha ultima consulta a um oftalmologista, expliquei e nada, agora bem recente me tive curiosidade, pesquisei no google "visão granulada", e encontrei o resultado da neve visual, e me identifiquei com tudo que lí, principalmente nas imagens que simulavam a neve visual!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso te dar uma sugestão? Acredito que o médico mais adequado seja o neurologista, pois a NV não é uma doença propriamente do olho e está mais relacionada a um distúrbio neurológico. Mas cuidado, médicos geralmente tendem a acreditar que é mais um hipocondríaco (a) no consultório dele. Se você encontrar um médico de confiança que pode te ajudar a melhorar pelo menos alguns sintomas, vá em frente. Mas eu, geralmente prefiro conversar com médicos que fazem pesquisas sobre este tema. Porque veja bem, não há como comprovar como você enxerga. Enquanto a NV não for reconhecida como doença, efetivamente, nós portadores continuaremos a ir em consultórios e sofrer esse tipo de tratamento.

      Excluir
  4. Ei Grazie muito bom o seu blog. Eu lembro bem quando começou minha neve visual, tinha uns 10 anos de idade, sozinho em casa, olhei para o céu e tudo que via eram rastros brilhantes se mexendo sem parar, pra minha surpresa quando eu fechava os olhos eles continuavam la.... Foram anos e anos sem saber o que era, ninguém me entendia e eu desisti de procurar, só tentava ignorar. Anos mais tarde que fui descobrir pessoas com os mesmos sintomas na internet, mas o termo "Visual Snow" não existia ainda. Agora tem bastante material por aí, e a minha só tem piorado a cada dia :/ é bem desanimador

    ResponderExcluir
  5. Olá Vinícius,

    Muito obrigada!Espero corresponder as expectativas dos portadores que procuram sanar suas dúvidas em relação à Visual Snow. Concordo com você, há 11 anos atrás quando pesquisei sobre este assunto não tinha nada na net. Hoje temos mais material, pesquisas, portadores que arrecadam fundos para pesquisa e tratamento.
    É complicado quando sentimos a piora, sei bem o que sente porque passo pela mesma coisa. Tenho fé que em breve teremos respostas quem vão nos ajudar no tratamento.
    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  6. Sofro com o mesmo problema é desesperador ... as pessoas acham que eu estou louca

    ResponderExcluir
  7. Olá, como está?

    Será que as pessoas que acham que você está louca são realmente pessoas mentalmente sãs? Quando temos um problema, apreciamos um tratamento respeitoso, independente do que nos afeta.
    A Neve Visual é uma realidade do qual nenhum de nós gostamos de conviver e um mal que não desejo a ninguém.

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  8. Por favor, faça um post explicando a importancia de se doar para a pesquisa do Dr. Goadsby, obrigado

    ResponderExcluir
  9. Nossa! Primeiramente Meus Parabéns e muito obrigado pois só hoje aos meus 33 anos achei uma resposta para a forma que eu vejo as coisas, pois desde criança eu enxergo assim e quando tentava explicar como eu enxergo, ninguém entendia... hoje achei seu blog e fiquei perplexo ao ver e me identificar com as imagens e sintomas... Eu me adaptei a estática apesar de às vezes principalmente no escuro ou ao olhar uma parede branca ficar mais evidente,meu conselho é se adaptar e seguir a vida com muita paz e felicidade. Muito obrigado Grazie att Wesley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wesley, eu te parabenizo pelos seus 33 anos! Espero que seu dia tenha sido especial!
      Ótimo saber que você se adaptou. Muito obrigada pelas mensagens de esperança para quem desenvolveu a pouco tempo os sintomas!

      Excluir
  10. Tenho 34 anos e sempre enxerguei "luzinhas" mas agora elas estão aumentando muito e faz 1 mês mais ou menos falei com uma amiga: "Sabe as luzinhas que vemos sobre as coisas, então as minhas estão aumentando acho que estou cansada", ela me olhou, foi engraçado: "que luzinhas? " e ligou pro neurologista na hora marcando consulta pra mim, o neuro disse ser aura de enxaqueca, mas depois de uma ressonância ele disse que estou normal e pediu mais exames e passou remédio mais forte (o primeiro não adiantou), bom estou pensando sobre esses exames e esse novo remédio Ainda não quero tomar...falta muita informação sobre esse tipo de situação, preferi ler um pouco mais e buscar alguém que tenha um pouco mais de domínio sobre o tema, então gostei muito de achar seu site e vou continuar acompanhando! Obrigada! Veronica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Verônica, antes de mais nada bem vinda ao clube de portadores de NV que foram procurar por ajuda médica e recebeu a resposta de que não tem nada. Não sei até onde foram suas pesquisas, mas muitos exames apontam alterações neurológicas muito semelhantes com enxaqueca com aura em pessoas que sofrem de Neve Visual. Mas tratando-se de Neve Visual tudo é relativo e desconhecido, quando fiz este exame também não constaram nada.
      Tranquilize sua amiga, você não está ficando louca, apenas enxerga o mundo diferente da maioria das pessoas, e que muitos de nós conseguimos tocar a vida numa boa, a neve visual é uma condição rara, não considerada grave.
      Tomar remédios é uma incógnita, pois alumas pessoas pioram outras melhoram, só tomando para saber, de qualquer forma a decisão é sua.
      Um forte abraço!
      Grazie

      Excluir
  11. Tenho 13 anos de idade e sempre achei isso normal! Perguntei para o meu pai se ele via tipo "uma tv fora do ar", e ele respondeu que não. Procurei na internet e achei que tratava-se de moscas volantes. Agora que vi esse post estou quase certo que tenho VS, o que me incomoda, ainda mais pensar que é "raro" e permanente. Espero acostumar-me, pois consigo estudar normalmente, ainda sendo mais perceptível esse fenômeno na folha branca do livro. Obrigado! Me ajudou muito!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João! Como está?
      Todos nós, que temos a síndrome desde muito jovens achamos que é normal. Em uma das frentes de pesquisa sobre a neve visual, existem pesquisadores analisando se uma das causas da doença seria de origem genética. Imagine, existem famílias inteiras com esta doença. Eu, apesar de ter muitos irmãos, sou a única portadora na minha família.
      Por outro lado, não sabemos ao certo o quanto é raro, há muitas pessoas como nós dois, que passamos a vida achando que isso era normal.
      Consegue se acostumar sim, e com certeza na sua idade o foco nos estudos acaba ajudando. Pois a neve visual incomoda menos quando tiramos o foco dela e concentramos em outras coisas (experiência própria) foi assim que consegui me adaptar, estudando.
      Fico feliz em poder te ajudar!

      Um forte abraço!

      Grazie

      Excluir
  12. Tenho medo de ficar cega, pois a neve visual tá aumentando os pontos estão mais grossos e tenho desde de 10 anos e agora tenho 27 tô desesperada

    ResponderExcluir
  13. Olá Aline, como está? Entendo seu medo, é algo natural e todos nós temos. Mas é irreal, não há na literatura médica cegueira permanente causada pela Neve Visual. Veja sua situação, o pior que poderia te acontecer já está acontecendo que é a piora. Mas veja por um outro angulo, a fase de instabilidade não é sinônimo de perda da visão.

    Um forte abraço e melhoras!

    Grazie Souza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Graziela aqui é o Ryan, contei tudo a minha mãe, sobre os chuvisco,staburtigs e ela mandou eu perguntar que médico é especializado nessa área da Neve Visual ? Neurologista ?

      Excluir
    2. Olá Ryan,

      Como vai? Como você deve saber aqui no blog, a especialidade mais indicada seria o neurologista, mas como a nv ainda não foi reconhecida pela medicina como doença, e não há tratamento específico. O jeito seria tratar seus sintomas secundários, como a depressão.

      Um forte abraço.

      Grazie

      Excluir
  14. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  15. quando eu olho pro ceu enchergo varias coisinhas se mechendo, é como se as imagens fossem formadas por elas lembram uma tv quando esta chiando, antes era mais normal eu ver isso só em superficies grandes como o céu, uma parede, ou um teto mas ultimamente estou vendo isso em tudo é como se as imagens fossem formadas por essas coisinhas se mechendo quando olho pra uma parede branca enchergo ela cheia de pontinhos escuros que se mechem e não, não são moscas volantes, é diferente, ja vi outros relatos de pessoas com esse problema mas até agora ninguém sabe oq é quem quiser conversar sobre isso por favor responda esse comentario estou com muito medo pq isso só esta piorando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Como vai?

      Seu relato parece muito com neve visual, a grande maioria começa a perceber a nv desta forma, observando em grande superfícies e depois para ambientes menores até que percebemos que estão em todo lugar. Moscas volantes são diferentes mesmo, e é comum quem tem nv também ver as moscas volantes. O medo é normal, mas tenha calma, você não está só.

      Um forte abraço e melhoras.

      Grazie

      Excluir
  16. Eu comecei a ter Neve visual depois de varias enxaquecas com aura visual,mas eu já me acostumei que eu nem ligo mais

    ResponderExcluir
  17. Seu blog me deixa muito aliviada de saber que não estou sozinha, porque é uma condição que muitas vezes isola demais a gente :/

    ResponderExcluir