quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Sintomas da Neve Visual

Síndrome da Neve Visual: Características

     A neve visual é uma condição crônica, onde os portadores veem neve ou estática de TV em todo seu campo visual. Independente das condições visuais como claridade ou escuridão, com os olhos abertos ou não.

  Existem diversas especulações em torno da doença, contudo, estudos recentes conseguiram definir, através de relatos de pacientes, que a Neve Visual geralmente acompanha uma série de sintomas visuais e não visuais, listados abaixo:


Sintomas Visuais mais comuns

Moscas volantes; 

Imagem continua ou Palinopsia (quando a imagem permanece no campo de visão como um negativo fotográfico, mesmo após a exposição da imagem original);

Trilhas de formiga no campo de visão;

Ondas ou nuvens coloridas quando os olhos estão fechados;

Flashes de Luz;

Dificuldade na visão noturna;

Sensibilidade à Luz ou Fotofobia;

Fenômeno entóptico do campo azul (ou seja, linhas onduladas brancas movendo ou pulsando no céu azul).

Sintomas não Visuais mais comuns

Enxaqueca com ou sem aura; (aura persistente sem infarto);

Zumbidos;

Despersonalização;

Desrealização;

Sensação de cansaço;

Dificuldade da fala;

Disfunção cognitiva.

Sequelas secundárias como:

Ansiedade;

Pânico;

Depressão;

   Os sintomas secundários são geralmente causados por frustração, devido falta de resposta ou tratamento. Uma vez que motivos diversos podem causar estas doenças, independente do fato de possuir os sintomas da síndrome.
Os portadores de Neve Visual geralmente relatam visão de estática, mas os “chuviscos" podem apresentar variações entres estas pessoas. Os pontos podem ter tamanho, formas e cores diferentes.

    No meu caso, vejo pontinhos brancos, amarelos e cinza claro, contudo, percebo que os tamanhos e cores também variam no meu dia-a-dia. Ou seja, há dias que minha visão é mais nítida e outros onde costumo focar e concentrar muito para conseguir exercer minhas tarefas cotidianas.

 Tipos de Neve Visual

    O primeiro tipo, chamado de neve visual do tipo ritmado, pontos estranhos aparecem espalhadas sobre o campo visual simulando de gotas de garoa em um para-brisa. Os pontos podem ser mais escuros ou mais claros do que o teor médio de cena. Eles também tendem a piscar de forma individual, ou parecem girar em torno do campo visual (como trilhas de formigas).


Exemplo de Neve Visual do tipo ritmado


     O segundo tipo, chamado de neve visual tipo estático, o chuvisco aparece como uma textura áspera (semelhante ao observado em uma TV sintonizada em um canal vazio) de baixa amplitude, deixando turvo a cena no espaço do objeto. O chuvisco pode aparecer de forma mais clara ou mais escura do que o fundo.



Exemplo de Neve Visual do tipo estático


  Tenho a Neve Visual com estática e não raramente, vejo com alguns sintomas típicos da primeira classificação, com pontos mais brilhantes e que deixam rastros na visão. Este fator não é incomum entre os portadores, o que realmente conta aqui é a frequência em que os sintomas se apresentam, assim conseguimos entender qual classificação se enquadra em cada indivíduo.

      Em um estudo publicado na Revista Clínica de Neurociência (junho de 2016), relata a analise em 32 pacientes de Neve Visual. Os pesquisadores descobriram que o sintoma mais clássico é a visualização de estática, predominantemente preto e branco, relatada em 91% dos pacientes, enquanto que os demais pacientes relataram ter visto estática cromática. A maioria dos pacientes também experimentaram mais de um fenômeno visual adicional, tais como imagem contínua, flashes ou pontos coloridos. Além disso, os pesquisadores descobriram que 63% dos pacientes escutam um zumbido estridente, 44% sofrem de enxaqueca, com ou sem aura, e alguns problemas tremor e equilíbrio.

        Atualmente, a Neve Visual não é reconhecida pela medicina como uma doença, ainda. Há poucos pesquisadores engajados em entender a doença, em busca de mais qualidade de vida ás pessoas que estão nesta condição. Mas muita coisa evoluiu em relação há 10 anos atrás, quando havia a teoria de que a síndrome era uns dos sintomas da enxaqueca e recentemente descartaram esta hipótese.


   No próximo post vou dar mais detalhes das possíveis causas da Síndrome, conforme relatos de alguns pacientes estudados. 


Autora: Grazie Souza

38 comentários:

  1. Sobre os sintomas... De vez em quando, vejo uma mancha prateada no meu olho esquerdo, que some em questão de minutos

    ResponderExcluir
  2. Olá Robson, neste post indiquei apenas os sintomas mais frequentes, numa pesquisa uma médica me disse que recebeu de relatos de algo em torno de 20 sintomas com efeitos visuais e pelo menos 8 sintomas físicos e pelo mais mais 5 sintomas neuropsicológicos. Este que você descreve pode ser o starbursting, ou flashes ou explosões de brilho. Conforme pesquisa que participei, na maioria dos pacientes é desencadeado por stress.

    ResponderExcluir
  3. tenho todos os sintomas de neve visual porém tb tenho dupla visão , realizei todos os exames de neurológicos e oftalmológicos e nada foi detectado . Será que a dupla visão é um sintoma da neve visual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá colega! Sim a diplopia ou visão dupla, são sintomas da Neve Visual. Veja no meu artigo sobre isso: https://nevevisual.blogspot.com.br/2016/11/sintoma-visao-dupla-ou-diplopia.html

      Excluir
  4. Olá Grazie queria te agradecer por criar esse blogue . Graças a você descobri que tenho neve visual, antes eu achava que estava ficando louca e até mesmo que iria morrer mas agora estou mais tranquila . Os médicos brasileiros realmente nao conhecem sobre a neve visual e foi seu blogue que me vez conhecer mais os sintomas . Uma dúvida , quando você pressiona o olho ele demora de voltar a enxergar normalmente , eu tenho diversas crises onde minha visão fica muito comprometida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, como está? Muito obrigada pelo apoio ao blog. É bom saber que você ficou mais tranquila ao conhecer mais sobre esta condição, você deu um passo muito importante.
      Não se sabe ao certo o motivo, mas a Neve Visual costuma potencializar fenômenos comuns, que ocorrem naturalmente em todos os indivíduos, a exemplo disso é a palinopsia e os fosfenos. E no seu caso, esfregar ou pressionar muito os olhos também. Lembre-se de sempre controlar a umidade do ambiente e utilizar colírios de lágrima artificial para evitar tocar nos olhos e se você tiver alergia que provoque conceira nos olhos, recomendo tratar a alergia. Outro conselho que te dou é que você procure se observar nos momentos de crise, geralmente a Neve Visual piora com outros fatores, como enxaqueca, estresse, ansiedade ou utilização de medicamentos. Desde que comecei a focar na causa da crise, consigo ter uma melhora mais rápida nos sintomas.
      Espero ter ajudado e fique a vontade para mandar mais dúvidas.
      Um forte abraço!!

      Excluir
    2. Obrigado por esclarecer minhas dúvidas Grazi , vou passar a utilizar colírios já que tenho o olho bastante seco .

      Excluir
    3. Olá! Agradeço muito tb por ter encontrado esse blog. Vc consegue ficar algum periodo sem enxergar a neve?

      Excluir
  5. Olá grazi, esses flash de luz também são como clarões na visão ? Como se tivesse luzes piscando?

    ResponderExcluir
  6. Olá! Como vai? Recomendo o artigo que fiz sofre os flashes (fotopsia) https://nevevisual.blogspot.com.br/2017/02/serie-sintomas-fotopsia-e-fosfenos.html para esclarecer melhor o que são os flashes e como são descritos.

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  7. Oi meu nome é juan,gostaria de saber se tem alguma doença que pode ser confundida com neve visual, e se a neve visual pode piorar com o tempo, tenho 17 anos acho que tenho neve visual e estou com muito medo, descobri os sintomas que parece neve visual a uns quatro meses, e gostaria de saber se é dificil viver com essa sindrome e se eu vou ter todos os sintomas se puder responde muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá novamente Juan Carlos,

      Me desculpe a demora em responder. Existem várias doenças visuais que possuem características muito similares à neve visual, mas o que difere a síndrome que temos das outras e é o sintoma principal que define a doença que é a visão em estática ou dos pontinhos intermitentes, tenho um artigo publicado explicando as duas formas que o sintoma é mais comum entre os pacientes. Entendo seu medo, e todos nós quando descobrimos que possuímos a nv sentimos, superar este medo e encarar o problema pode te tornar mais forte. A dificuldade de conviver com a neve visual está mais ligada com o quanto você está disposto a se ajudar e procurar ter qualidade de vida. A capacidade de adaptação do ser humano é incrível e pode acreditar que muitos de nós conseguimos. Não sei se você terá todos os sintomas, ou vai ficar nos que você já apresenta. Cada organismo reage de forma diferente e fique ciente de que a qualquer momento algo diferente pode acontecer.

      Grata por sua mensagem, espero ter ajudado.

      Um forte abraço.

      Grazie

      Excluir
  8. Olá Grazi! Há alguns uns dias estou sofrendo incômodos na minha visão. Estou vendo como se tivesse granulados em minha visão, são pontos discretos meio que acinzentados, porém bem clarinhos. Também, quando foco minha visão na claridade, tenho a sensação de chuviscos nos olhos. Meu médico disse que tenho astigmatismo, no entanto, o grau é bem baixo. Ainda não comecei usar óculos, mas logo logo vou começar, porque estudo e leio muito, quase 8 horas por dia. Gostaria de saber se esses sintomas de chuviscos e granulados tem tratamento e se tem algo a ver com falta dos óculos. Desde já te agradeço! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana,

      Como vai?

      Desculpe a demora em responder, astigmatismo é um problema oftalmológico, a neve visual que você apresenta é um problema neurológico, infelizmente, óculos não vai ajudar muito. Não temos tratamento ainda, infelizmente.

      Um forte abraço!

      Grazie

      Excluir
  9. Tenho a um ano e muito ruim e quando eu bebo no outro dia a neve visual fica bem louca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser uma reação sim, geralmente NV é potencializada quando temos enxaqueca ou dores de cabeça.

      Excluir
  10. Oi Grazie, gostaria de tirar outra dúvida para eu n me precipitar com algo q veio a minha mente uns dias desses.. Já te contei q tenho neve visual e qria saber se existe um sintoma a noite com o quarto escuro, que é umas sombras escuras se mexendo na parede pra la e pra ca.. no tempo q comecei a ter NV eu dormia do lado da parede e como a claridade do poste de fora entrava um pouco no quarto dava pra ver no escuro. E qndo eu olhava para parede tinha umas sombras negras se mexendo pra lá e pra ca perto de mim... Pois bem, eu qria saber se existe esse sintoma das sombras pq desconfio q fizeram macumba pra mim, devido a problemas de ciumes de um cara contra mim e minha ex, pois tinha uma macumbeira perto da casa dela e ele mora lá perto tbm. N passamos 1 ano e nos separamos, de lá pra ca tem acontecido mta coisa.Adquiri ansiedade e desrealização tbm, sinto pressão na cabeça e tontura... Bom so qria saber se existe esse sintomas das sombras negras na parede pq pode ser demônios de bruxaria. Já pesquisei sobre, mas n achei nd q me desse resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Pablo, se apega a Deus pq existem macumbas para nos deixar preocupados e nos levar a ruína aí a gente começa a ver coisas ruins onde não tem!! mas ver no escuro chuviscos isso eu vejo e no claro e em todos os lugares infelizmente.. fico triste com isso. Espero que esteja bem

      Excluir
    3. Olá Pablo e Pessoa desconhecida, tudo bem? Excluí minha própria resposta pois percebi que a percepção foi bem preconceituosa e precisamos desmistificar duas coisas aqui a primeira é a questão dos efeitos da Neve Visual que sim, pode causar muitos efeitos de vultos e alucinações de sombras e efeitos de luz tantos com os olhos abertos ou fechados com pouca ou nenhuma luz. E como nosso cérebro está programado para associar imagens muitas vezes ele tenta associar estas imagens que você enxerga como formas humanas, ou de animais ou de objetos familiares, etc.
      Agora vamos para a macumba, que essa é a bronca para nós. Se um praticante de candomblé ou umbanda é vizinho de alguém, não significa que o mesmo vai fazer ritual a torto e a direita por aí pra qualquer um que pague e que peça para fazer um ritual, outro ponto é, um ritual, ou uma entrega é caro, muito caro mesmo, seu narcisismo é tão alto assim que você acha que você vale a vela? Quanto mais uma macumba inteira, rapaz? Poxa!!!
      E outra eu sou macumbeira, eu nunca levei ninguém à ruina, muito pelo contrário, e muito pelo contrário mesmo, em vário sentidos. Já resgatei muitas pessoas que foram à miséria por outras religiões que dizem que resgatam pessoas dessa ruína que comentaram aí em cima.

      Excluir
  11. Desde meus 14 anos comecei a perceber essa mudança mas nunca é entendi do que se tratava. Hoje em dia, tem vez que a neve fica tão densa que é difícil focar no mundo real. Espero que achem novas informações sobre a nossa condição é um tratamento! Obrigado pelas informações!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Victor,

      Não entendi sua colocação, nós vemos o mundo real, apenas de uma maneira diferente.

      Um forte abraço

      Grazie

      Excluir
  12. Boa tarde.Meu problema é o seguinte: a noite vejo chuviscos na minha visao, mas de um mês pra cá quando eu acordo vejo estes chuviscos com uma intensidade maior, são muitos, se mexem bastante e em pouquíssimo tempo eles diminuem consideravelmente. Tenho miopia e astigmatismo e uso óculos desde criança, hoje tenho 36 anos. O q pode ser?

    ResponderExcluir
  13. A neve visual tende a piorar? ou ela tende a permanecer do jeito que é pelo resto da vida?

    ResponderExcluir
  14. Onde posso ter tratamento gratuito para névoa visual sou de São Paulo SP centro
    Obrigada

    ResponderExcluir
  15. Boa Noite Grazie, me chamo Raíssa e tenho 24 anos.
    Esse é o primeiro site que encontro que consigo me identificar com os sintomas.
    Desde os 10 anos de idade comecei a enxergar diferente, vejo pontos de luz, como se fosse um TV fora do AR. A imagem que postou da Visão com Névoa Estática é bem parecida com a minha, porem os pontinho "vibram".. como acontece na tv fora do ar. Costumo falar que enxergo igual a todos, porém com efeito de TV fora do ar por cima, em todo o meu campo de visão e constantemente, nunca muda.
    O meu maior medo é perder a visão. E por carregar comigo esse medo fico tendo crises de ansiedade e piorando a minha visão, consequentemente.

    Fui em 5 oftalmos, um deles fez um exame de fundo de olho p/ verificar se tenho descolamento de retina e assim como os outros médicos, ele me disse que minha visão é perfeita.

    Agora marquei 3 Neurologistas p/ avaliar.
    Tenho medo de ter algo na cabeça, um tumor sei la...

    Você acha que tenho motivos p/ continuar tendo esses medos de perda de visão?

    Obrigada pelo seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga tô na mesma situação que você :( também tenho muito esse medo e só piora a situação porque aparentemente a neve visual só aumenta com ansiedade, te entendo. Você não tá sozinha! Não tem nenhuma relação entre neve visual e perca de visão, mas sei como ainda dá um medo mesmo. Também já fui em vários oftalmos mas é tudo perfeito também, muito angustiante.

      Excluir
    2. Muito bom localizar esta página. Finalmente consigo "catalogar" o que sinto desde os 17 anos de idade. Falo sempre sobre o fenômeno de "tv fora do ar" a todos os oftalmologistas, mas eles não têm resposta. Neurologistas idem. O que posso dizer a todos, agora com 43 anos, é que acabamos aprendendo a "mudar o foco mental", de forma a lidar com o vai-e-vem dos sintomas, que ora parecem mais leves, ora mais evidentes.
      No geral, ajuda muito cuidarmos de nossa saúde global, com boa alimentação, bom sono, exercícios e higiene mental e espiritual, além de checkups periódicos para avaliação da condição de saúde, tendo como efeito esperado a redução de NV. É como se a visão fosse um termômetro de nosso bem estar geral. Uma variação nas taxas de glicose, por exemplo, pode piorar a NV.
      Abraços a todos e obrigado pelos relatos.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Boa Noite Raissa, Ví que como eu, além dos ter os sintomas da Neve Visual, que são os pontinhos brilhantes que vejo mais no céu, pela manhã, você também, tem outro sintoma que tenho. Que é enxergar tudo "normal", entretanto como uma camada de imagem de "tv fora do ar" por cima de tudo. Cores indefinidas, e vibrantes.
      Como mencionou, me preocupo, pois também tenho eventualmente dores de cabeça sem causas conhecidas para mim. Gostaria de te perguntar se foi ao Neurologista como informou, e qual foi a informação que ele te deu.
      Também pretendo me consultar para verificar melhor.

      Excluir
  16. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  17. Boa noite!
    Soube amque a filha de uma amiga esta com Neve Visual, existe no Brasil especialista nessa área?

    ResponderExcluir
  18. Tenho esse sintoma na forma de luzes com rainhos de luz conectando entre elas já passam dos 20 anos aparecem de vez em quando fico meses sem sintoma minha idade é de 66 anos, para amenizar e por vezes cessar utilizava uma colher de chá de tintura de melissa em um copo d'água adoçada agora utilizo um aparelho chamado hypnotec que controla bem o sintoma mas o zumbido percebo quase todas as noites.

    ResponderExcluir
  19. Boa noite Grazie. Primeiramente gostaria de saber como identificar, de fato, a presença de neve visual e não simplesmente uma crise de ansiedade/estresse. Atualmente, como estão as pesquisas em relação à neve visual, os possíveis tratamentos com medicações e formas de adaptação?
    Obrigado, aguardo!

    ResponderExcluir
  20. olar eu tbm tenho esses citomas muitos anos isso me deixa irritado me deu sindrome panico depressao por causa dessa doença que vc sitou ai.ate hj sofro muito com isso.e muito triste viver assim.mas tenho fe q um dia vou ficar bom disso

    ResponderExcluir
  21. eu tenho neve visual, desde sempre, ja fui em um oftamologista e ele diz n ter nada, queria saber se tem algum procedimento q ajude

    ResponderExcluir
  22. Agradeço por esse Blog, para mim sempre tive isso e reclamava com minha mãe que corria no médico para me ajudar e os medicos ficavam irritados com ela dizendo que crianças tem manias de reclamar.. Cresci não contando mais pra ela e achei na internet pessoas com esses sintomas porque meus contatos umas duas pessoas também tinha e eu pensei que eram pessoas querendo que eu me sentisse bem.. pq eu parece que enlouqueci e perguntava para todo mundo que eu conhecia se via aquilo e virei motivo de piada.. Passei em um oftalmologista e ele disse que toda a visão e dessa forma que todos enchergam assim q é natural do olho, fiquei feliz por um tempo mas quando estou deprimida eu começo a me encomodar com ela e volta mh despersonalização e panico e trabalho desconcentrada e meu tempo de estudar fico pensando nisso.
    Se alguém quiser conversar sobre isso meus sintomas e se acharam tratamento ou mais depoimentos deixo o meu contato de whatssap 11 910066688. Sou de São Paulo. Obrigada a todos pelo depoimento e deixo uma duvida.. sera que todas as pessoas tem um pouco de neve visual conforme o oftalmo me disse? Pq noto que algumas pessoas que relataram não ter neve visual elas não perceberam a propria perca da visão que precisavam usar oculos e não tinham reparado.. somente quando ficou mt grave elas assustaram. Que Deus abençoe a todos e deem a cura ou a compreensaõ

    ResponderExcluir
  23. eu não sei se tenho neve visual ou TPPP, os sintomas são bem parecidos, um dos sintomas da TPPP é a neve visual

    ResponderExcluir