terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Série Sintomas: Auras

Auras




Frequentemente vejo pessoas que relatam verdadeiras “heresias”  e dizem que chegam até a se divertir com a impressão de estática de TV. Confesso que muitas vezes eu mesma já me peguei bastante fascinada com um sintoma em particular, as auras. De repente, no trabalho eu virava os olhos e via auras em meus colegas, mesmo sabendo que aquilo era um efeito da Neve Visual, era impossível não ter aquela sensação de deslumbramento. Posso com certeza afirmar que era estranho e bonito ao mesmo tempo. Mas, sou perfeitamente ciente de que sou portadora de algum tipo de anomalia neurológica que faz com que minha visão da realidade seja totalmente alterada. Neste caso, eu apenas me permiti, não me sentia mal, então, por que não esquecer o medo e as neuras por um momento e viver aquilo como uma experiência nova?

Esse efeito ocorre em mim apenas em condições muito específicas, e geralmente em ambientes com luz artificial e após ficar muitas horas em frente ao computador. Não é nada que se assemelhe as auras da enxaqueca ou aura oftálmica, pois acompanha perfeitamente o formato do objeto ou pessoa que estão no meu campo de visão e a duração e frequência vai depender de fatores como o tempo que fico exposta à situação que descrevi acima.

As auras que enxergo são geralmente bem brilhantes, com cores intercaladas, começando por rosa claro ou laranja claro e chegando a cor amarela e enfim branca. Peço desculpas para pessoas espiritualizadas que leem este post, pode parecer que a descrição é muito parecida com a estrutura das auras holísticas, contudo, vejo com outra perspectiva, considero este sintoma mais um da vasta lista de manifestações da Neve Visual. 

A ciência médica que dedica estudos em sinestetas*, avaliou que pessoas que conseguem enxergar auras, na verdade, possuem o que chamam de sinestesia emocional, dado que estes indivíduos conseguem perceber através das cores, o estado emocional de outros indivíduos assim como o campo de energia ou calor.



 Honestamente, tratando-se de Neve Visual, é provável que estejamos sob mais um efeito das alucinações visuais causada pela Síndrome. Observo também que se trata de um efeito raro entre os portadores da síndrome, apesar de muitos dos efeitos da Neve Visual se desenvolvem com o passar dos anos.



·         Obs: Sinestestas são pessoas que possuem a condição chamada de sinestesia, que é um fenômeno neuropsicológico que parece mesclar os sentidos e leva o indivíduo a ver ou tatear um som, sentir sabor de cores, ou formatos das palavras, entre outros.



 Autora: Grazie Souza

2 comentários:

  1. Faltou fazer um post sobre tonturas e fasciculações (espasmos).

    ResponderExcluir
  2. Olá Colega,

    Eu sei :-( mil desculpas pela demora, na verdade faltam muuuuuitos sintomas para eu terminar esta série que explico cada sintoma da NV, ainda estou descrevendo os sintomas de efeitos visuais, faltam 4 pautas para terminar esta fase aí sim vou começar a postar sobre os sintomas físicos. São cerca de 30 sintomas da NV já relatados por pacientes e eu não cheguei nem na metade...

    ResponderExcluir