sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Série Sintomas: Perda Percepção de Profundidade e Sensibilidade ao Contraste

Perda Percepção de Profundidade e Sensibilidade ao Contraste



Declaro publicamente aqui que eu sou uma dessas pessoas atrapalhadas, que vive se esbarrando em um monte de móveis, objetos e chuto chão, escadas e desníveis. Vivo com as pernas, coxas e quadris cheio de hematomas e convivia muito bem com a fama de destrambelhada, até que em novembro do ano passado, durante uma entrevista com uma pessoa que estuda a Neve Visual, descobri que este era mais um efeito da síndrome.

É algo que acontece na prática, para as pessoas que sofrem de dificuldade na percepção de profundidade, o que ocorre comigo é que enxergo em 3D sim, mas não no primeiro momento, minha visão deve focar e se adaptar ao ambiente antes, para meu cérebro começar a enxergar a profundidade, mas até que isso aconteça já fiz o estrago.

A capacidade de enxergar profundidade chama-se Estereopsia (visão estéreo), e geralmente é comum em pessoas com estrabismo ou ambliopia (olho preguiçoso) sofrerem com dificuldades com o comprometimento da Estereopsia, mas é necessário que o paciente se submeta ao teste de Estereopsia (Titmus Test) para se confirmar e conhecer o grau que isto afeta o paciente.

Um ponto importante a mencionar é que este problema é muito comum especialmente no período da noite, algo relatado pela maioria dos pacientes que apresentam este sintoma. Não se sabe ao certo a razão da perda permanente ou passageira da percepção de profundidade, muitos portadores da Neve Visual a associam bastante com a perda da sensibilidade ao contraste.

Perda de Contraste na Neve Visual


A perda da sensibilidade ao contraste é também encontrada em doenças como a Degeneração Macular, Glaucoma, Retinopatia Diabética, Catarata e mais recentemente, muitas pesquisas associam à depressão uma vez que esta pode causar uma série de disfunções sensoriais. Nos pacientes, há a sensação de visualizarem um nevoa fraca e persistente, com a impressão de que o ambiente tem uma camada mais clara do que seria na realidade.

Vale ressaltar que a perda de percepção de profundidade é bem raro entre os portadores, mas em relação a sensibilidade de contraste ainda não houve estudos mais concretos para se aprofundar neste sintoma e qual percentual atinge entre os portadores de Neve Visual.




Caso note este sintoma deixe seu comentário no post.



 Autora: Grazie Souza

3 comentários:

  1. Oi Grazi, essa perda de contraste é o que faz a gente ver td muito mais claro, mais branco e meio nevoado? Obrigado mais uma vez, Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sérgio! Como está?

      Sim é exatamente esta perda da sensibilidade de contraste. Existe até mesmo dúvida entre os portadores se isso é considerado um sintoma ou não, basicamente porque muita gente associa o fato de que os pontinhos característicos da Neve Visual são claros e pode dar a impressão de ambiente mais claro e como você disse, meio nevoado. Eu considero um sintoma e não é todo mundo que sente este efeito na visão, e a grande maioria sente a perda de contraste mais evidente durante a noite ou em ambientes escuros. Apesar de que no exame específico para perda de contraste não conseguiram comprovar, pois são exames voltados para problemas na retina como catarata e glaucoma.
      Um forte abraço.

      Excluir
    2. Oi grazie vi o vídeo que você postou simulando a neve visual e me identifiquei muito, tudo começou quando acordei num dia a Mais ou menos 4 anos, com desrealizaçao, depois disso tive ataques de pânico e fui diagnosticado com tag.dês de então sofro com sentimentos, sensações, sintomas físicos e visuais que nunca tinha sentido em 29 anos hoje tenho 34, bom mas ficando no visual gostaria de saber se tem tratamento, como você descobriu e como começou isso em você,... Desculpe minha curiosidade é que passei muito tempo indo de medico em médico sem uma resposta concreta e você me mostrou muito maus do os médicos, ficarei muito grato se me responder, fica bem. Abraço

      Excluir