sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Série Sintomas: Moscas Volantes

Moscas Volantes




Finalmente um sintoma que não me atinge, mas é bastante comum entre pacientes de Neve Visual. As moscas volantes caracterizam-se por pontos ou manchas que apresentam formas, consistência e tamanhos diversificados que se movem lentamente nos olhos. Geralmente em pessoas mais jovens, são transparentes. Mas a medida que envelhecemos, as moscas volantes se desenvolvem gradualmente.

            Denominada cientificamente de miodesopsia, trata-se de minúsculos fragmentos condensados do vítreo, tecnicamente chamados grumos, formados quando partes do vítreo se separam da retina. Embora pareçam estar na frente do olho, na realidade, elas estão flutuando no vítreo, dentro do olho. Às vezes as moscas volantes não interferem na visão. Mas, quando entram no campo de visão elas bloqueiam a luz e projetam sombras na retina, a parte posterior do olho onde se forma a imagem, por isso não são ilusões ópticas, são fenômenos entópticos.

            Felizmente não é um problema grave e frequentemente não precisa de tratamento (nos casos mais graves como rasgo na retina é necessário o tratamento a laser). Com o tempo, a moscas volantes tendem a diminuir e incomodam menos. É recomendado nestes casos a constante movimentação dos olhos quando aparecem diretamente no campo de visão. Olhar para cima e para baixo ou para frente e para trás para deslocar as moscas volantes para outra posição. 



Autora: Grazie Souza 

2 comentários:

  1. As moscas volantes junto com a visão em estática foram os meus primeiros sintomas que comecei a perceber, começou ainda quando era bem pequeno, a visão em estática não piorou com o tempo mais em compensação as moscas volantes pioraram e muito a ponto de me encomodar bastante.

    ResponderExcluir
  2. Olá mais uma vez Junior, em comparação com os demais sintomas não tenho com tanta frequência quanto os outros, mas seria bem interessante checar sua retina para ver se consegue ao menos diminuir seu desconforto.
    Um forte abraço!

    ResponderExcluir