quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Série Sintomas: Palinopsia

Sintoma: Palinopsia




Continuando com a série dos sintomas, hoje vou explicar sobre a Palinopsia, que pode ser tanto positiva (quando você vê a imagem contínua com as cores reais), quanto negativa (quando a imagem se assemelha ao negativo de fotos).

Palinopsia é um distúrbio visual que faz com que imagens persistam na vista até certo ponto, mesmo depois que seu estímulo correspondente deixou o seu campo de visão. Estas imagens são conhecidas como rastro de imagens e ocorrem em pessoas com visão normal. No entanto, uma pessoa com palinopsia experimenta este fenômeno em um grau significativamente maior, onde é difícil ou impossível de ignorar.


Tipo de Palinopsia com rastro de imagem do tipo negativo

A Palinopsia vezes, aparece por si só, mas é mais frequentemente acompanhada por outros distúrbios visuais, tais como neve visual, e pode ser atribuído a um número de condições que afetam o cérebro, incluindo, mas não se limitando a, medicamentos, desordens convulsivas, tumores, lesões visuais no caminho do lobo occipital, hemorragia sub-cortical e malformações arteriovenosas dural. E também pode, por vezes, apresentar em indivíduos saudáveis.

        A patologia que leva à palinopsia pode ocorrer através de várias vias, tornando a busca pela origem da doença, muito difícil. Embora a imagens residuais negativas são geralmente entendidas como sendo um fenômeno da retina, a palinopsia é uma desordem relacionada ao cérebro, e não de uma desordem relacionada ao olho. Isto é uma possibilidade, porque palinopsia é mais comumente encontrada em conexão com doenças, medicamentos ou lesões que afetam o cérebro.

          Outro dia, sai no meio da tarde parcialmente nublada e achei que não teríamos um céu ensolarado e deixei meu óculos em casa, no meio do caminho, veio aquele sol. Não sei como cheguei no curso, com os olhos quase fechados, por causa da fotofobia e mesmo assim tive palinopsia, ficou um rastro enorme da fachada do prédio onde faço o curso, não conseguia ler, focar em nada. Mas aprendi a lição, sempre levar os óculos escuros!




Autora: Grazie Souza

3 comentários:

  1. Muito interessante acredito que tive uma experiencia relacionada!

    ResponderExcluir
  2. Olá. Gostaria de trocar mais idéias. Pois de 6 a 8 meses pra cá começaram a surgir vários sintomas, nós quais começaram com moscas volantes, fenômeno do campo azul, visão granulada, e de 3 meses pra cá sugiram a repetição de imagens que acredito ser palinopsia, a qual de 3 semanas pra cá se agravaram muito. Sinto como se minha visão estivessem pulsando, e comecei a sentir um zumbido de vez em quando no ouvido direito. Preciso de ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, alexandre
      tem um grupo no facebook chamado neve visual Brasil no qual as pessoas lá sempre se ajudam e procuram conhecer mais sobre a condiçao... me ajudou bastante pois sinto que nao estou sozinho, vc deveria entrar e tirar duvidas la

      Excluir