terça-feira, 2 de maio de 2017

Quando apertar o botão “DESISTIR”


Quando apertar o botão “DESISTIR”



Antes de mais nada gostaria de informar que esta postagem não tem nenhuma relação com os sintomas da Neve Visual. Hoje decidi escrever para desabafar e reclamar da vida. Sim isso mesmo, depois de quase dois meses ausente e sem novas publicações, resolvi fazer algo totalmente egoísta e colocar para fora meus sentimentos. Então, não se obrigue a ler esta postagem.

Muitos portadores de Neve Visual têm depressão e pânico, então devem me entender que quando a angustia e o medo dominam nossos pensamentos e controlam nossos sentimentos é “soda”!  E, não diferente de qualquer um que sofra disso, eu passei a incluir nas minhas opções o botão “DESISTIR”, que vira e mexe eu quero apertar.  Me controlar para não desistir de tudo, considero um ato de coragem. E cada dia que percebo que tomei coragem, é um dia que acordo mais forte.

A minha doença não foi causada pela NV e muito menos por causas particulares, há alguns anos minha depressão foi causada por pessoas e essas pessoas causaram isso por achar que tinham o poder de destruir outras pessoas, uma vez que não foi apenas eu que cai neste precipício, então não é fruto da minha imaginação.

Quando eu era criança, minha mãe me alertava muito sobre a minha ingenuidade, e tomar cuidado para perceber que existem pessoas ruins, para ser sincera eu nunca acreditei neste mundo polarizado entre pessoas boas e ruins e que temos que nos concentrar em termos boa índole, bom caráter, bom “tudo”, vejo as pessoas como eu me vejo, humanos, com defeitos e qualidades. É difícil dizer que as pessoas que fizeram isso são ruins, eu as vejo mais como pessoas deslumbradas com o poder e era possível ver o prazer em subjugar outros indivíduos que julgavam inferiores. É um desvio de caráter certamente, mas não me cabe julgar e condenar, são apenas pessoas que não tiveram a sorte de terem a visão de vida e experiencias que eu tive. Aceitar as diferenças é aprender o significado do perdão.


Eu queria ter aquela cartilha da vida, com notas no rodapé para me lembrar que tudo isso é bobagem, que eu não tinha nada que desenvolver depressão e que as pessoas que fizeram ter esta doença não tinham este poder. Olha, eu queria de verdade que fosse fácil assim. Levar a porrada e sair sorrindo e desprezando meu tormento. Sofri um trauma e meus pensamentos se encarregaram de remoer e relembrar cada momento como numa tortura. Perdi o controle sobre meus pensamentos, superar isso é uma batalha a cada segundo e se tornou uma missão de vida, literalmente.

Foi difícil viver os últimos meses, para vocês terem ideia,  quase perdi a casa em que moro, vivendo do básico, meu esposo teve me vigiar 24h por eu ser um perigo para mim mesma e estamos desempregados e para piorar, tenho que desconsiderar cada oportunidade que me aparece porque estou impedida de voltar ao mercado formal, mesmo sem procurar emprego. Sim eu tenho um bom currículo, eu me matei de estudar e lutei a minha vida inteira. Por questões legais, não tenho como resolver minha situação de maneira simples

Não quero e não mereço a pena de ninguém, peço que não sintam dó, na realidade, não espero nada. Acho que deixei claro que só quero reclamar da vida, não me martirizar, mas fazer alguém aí do outro lado perceber que todos temos problemas, porém temos a solução.

No mês de março, comecei a escrever um post sobre visão de túnel e novamente meus pensamentos me impediram, fiquei paralisada num ponto que eu não consegui desenvolver o artigo e aquele sentimento de impotência me fez querer um respiro, e aquele respiro virou um tempo e aquele tempo tornou-se dois meses. Naquele momento eu me dei conta o quanto aquelas pessoas me afetaram.

Mas, mundo dá voltas e no meu caso em particular foi um spin fenomenal, a minha situação não se resolveu e creio que vai demorar mais um pouquinho até concluir, contudo, a vida não é só dor e com esta reviravolta veio um alívio que não sei como descrever.

Vou voltar a escrever no blog pois sei que posso ajudar as pessoas apesar das minhas limitações e quanto aos meus problemas particulares tenho noção do tamanho deles e decidi que vou correr atrás de soluções porque definitivamente apertei o botão “VIVER”. 



Por Grazie Souza

6 comentários:

  1. Olá Grazie,
    Que bom que voltou a escrever, diante de algo tão obscuro como a Neve Visual, nos faz bem ler sobre sintomas e situações que vivenciamos dia a dia.
    Quanto ao mais, espero em Deus que tudo fique bem pra vc e sua familia.
    Obrigado por voltar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada pelo apoio, de verdade! Eu realmente não esperava que esta postagem tivesse a audiência que teve em poucos dias, tanto que no dia seguinte publiquei um artigo novo.
      Mas podem ficar tranquilos, já estou preparando a nova pauta!
      Um forte abraço.

      Excluir
  2. Nossa, me indentifiquei de mais, são 11 meses de neve, 11 meses de pura desgraça na minha vida, nem consigo me expressar nesse comentário, estou com um aperto no peito, e falta pouco para eu dar um fim nisso, e será da pior maneira... talvez eu encontre conforto em outro plano...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá mais uma vez BITU, imagino que é difícil mesmo, de repente, um dia passar a ter os sintomas da NV. Apesar de eu ter minha fé, eu me resguardo quanto a discutir sobre crenças ou religiões por respeito aos outros indivíduos. Não é fácil se abrir quanto se trata em desistir e querer desistir. Eu sinceramente não conheço o outro plano, apesar de em alguns momentos no passado parecer tentador. Uma vez eu conheci um rapaz que era musico e não aguentava mais o Brasil e tinha depressão, ele não se matou mas foi pra Finlândia achando que lá ele teria mais oportunidade para trabalhar com música. Ele conseguiu trabalhar com música mas continuou doente, sabe por que? Ele mudou de lugar mas levou o problema (a depressão) junto com ele.
      O ser humano é um bicho com uma necessidade absurda de fuga da realidade, mas o problema é que a realidade nos acompanha, não importa o lugar, seja no Brasil, na Finlândia ou no outro plano.
      Não tenho a presunção, na verdade, não tenho o poder de fazer com que estas minhas palavras te levem a um estado de catarse emocional, mas peço que quando bater aquele pensamento, se lembre que você é muito mais importante que a NV.
      Muita força! Um forte abraço!

      Excluir
  3. Há muito tempo pesquisava uma doença que se encaixava todos os sintomas que tinha em uma só doença. Esses dias conseguir achar a patologia que entrava todos, que é a neve visual. É difícil, estou aniosa e com medo,mas quero tbm viver minha vida, essa é uma condição que é irreversível,não adianta se aprofundar em magoas pq ela não vai mudar, então o melhor é aceitar e fazer o que temos vontade na vida, porque só temos ela e temos pessoas que nos amam que sofre se demostramos dor a eles, por mim e por todos que amo, prefiro escolher viver a vida da melhor forma,porque já tive depressão um dia e sai dela, lá não é o lugar que quero viver os proximos anos,porque ele é ruim e vazio. Então aconselho a quem estiver ruim, procure uma psicóloga e desabafe pra ela o que sente, melhor manter a saúde mental em equilíbrio do que viver um vazio o resto da vida. Temos só uma gente, vamos aproveitar ela?

    ResponderExcluir
  4. Meu contato pra quem precisar desabafar sobre. 94992538303

    ResponderExcluir