quinta-feira, 9 de março de 2017

Série Sintomas: Visão de Túnel ou Focada

Visão em Túnel ou Focada





Pesquisando sobre a Visão de Túnel, me deparei com uma situação peculiar, digitei em inglês Tunnel-Vision e vi uma lista enorme de opções para ver um clipe do Justin Timberlake com uma música chamada Tunnel Vision. Particularmente, não sou fã deste gênero musical, mas a minha curiosidade falou mais alto e comecei a assistir o vídeo. Apesar de não gostar nada da música (para quem ficou curioso clique aqui para ver), consegui tirar algo útil dela. A letra da música consegue descrever de forma simples a sensação de quem experimenta este sintoma, que é como se o indivíduo enxergasse através da lente de uma máquina fotográfica e só consegue enxergar um ponto muito específico e perde-se a visão periférica.

Este sintoma pode ser reflexo de outras doenças de causas tanto visuais quanto neurológicas, e nesta lista engloba derrames intraoculares, descolamento de retina, glaucoma, lesões cerebrais causadas por contusões, dano neurológico ou cerebral, é relatado também por pessoas que utilizam drogas alucinógenas, pessoas com crises de pânico, adrenalina intensa e hipóxia hipóxica causada pelo excesso de altitude.

Não é incomum os pacientes de Neve Visual apresentarem este sintoma, mas nota-se que é preciso descartar todas as possibilidades acima para conseguirmos qualificar como um sintoma próprio da Neve Visual. Devemos atentar que este é um sintoma bem sério e que se não tratado corretamente pode trazer consequências irreversíveis. 

Os tratamentos para este sintoma variam desde o uso de colírios (pacientes com glaucoma) ou óculos com sistema de prisma que permitem que o paciente amplie o campo de visão e inclui também terapias de adequação e mobilidade caso a perda da visão periférica seja muito grande e permanente.  

Depois que leio e pesquiso sobre as pautas, é comum eu identificar os sintomas que tenho, porém hoje foi uma dessas raras vezes que posso afirmar que não tenho este sintoma. Gostaria de saber de vocês que já tiveram a experiência de passar por este sintoma, como se sentiram, como lidam com isso e se fizeram algum tipo de tratamento. Aguardo o comentário de vocês caso queiram compartilhar.




Por Grazie Souza



5 comentários:

  1. Olá, gostaria de saber se existem pelo menos alguns relatos de melhora de algumas pessoas depois da fase de stress ocasionada pela neve visual, sinto que passei a ter neve visual no mesmo dia que tomei o medicamento Clonazepam/Rivotril mas começou praticamente imperceptível, muito baixa e só notava quando olhava pra cerâmicas pequenas.
    Mas 2 semanas depois percebi um aumento desses sintomas e não sei se isso estava programado pra acontecer ou se só foi minha percepção disso aumentou do nada, só sei que quando estou ao ar livre de dia percebo menos essa neve visual e pior que não lembro de notar ela dias antes de piorar, existe método de voltar atrás e pelo menos ser como antes de piorar?
    Gostaria ainda mais de uma cura ou alivio pra isso, mas só se saber que ainda não existe tratamento me deixa mais deprimido ainda... E Juro que no momento que for anunciado um tratamento comprovado sairia do país num instante até pq obviamente demoraria mais tempo pra chegar no brasil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Como Vai?

      Assim como muitas doenças de origem neurológica, a Neve Visual varia muito de uma pessoa para outra. No meu caso, depois de uma fase ruim, eu melhoro um pouco, passa por um momento de estabilidade e se eu ficar estressada ou passar por uma fase de enxaqueca, piora novamente.Eu percebo que a doença progride, eu não volto a perceber a NV de forma mais branda como antes.
      Não me causa espanto que você tenha passado a sofrer de NV depois que iniciou o uso do Rivotril e também percebido a piora com o uso do remédio. Não estou fazendo campanha contra o medicamento, mas o seu caso não é o primeiro caso que vejo o relato. Em um dos comentários que vi, o paciente disse que o neurologista comentou que talvez ele tivesse um tipo de intolerância ao remédio e teve esta reação. Há pesquisas que afirmam que a NV pode ser sim resultado de uso de drogas legais.
      A Neve Visual é mais branda durante o dia e terrível durante a noite isso se dá pois no escuro você percebe de forma mais nítida a perda de contraste. A relação de nós portadores com a luz é de amor e ódio durante o dia. Sobre o seu comentário sobre perceber a NV quando piora é porque você está se adaptando naturalmente ao sintoma. Ou seja, com o seu dia-a-dia você coloca a neve visual em segundo plano, obviamente porque você preenche seus cotidiano com tarefas que exigem concentração e isso acaba se sobrepondo a condição que você possui.
      Concordo com você, no dia que tivermos um tratamento, provavelmente vou fazer o mesmo que você. Entendo sua crítica no que diz respeito ao nosso país onde a burocracia, os interesses comerciais e políticos, além das leis, se sobrepõem sobre a necessidade de nós pacientes.
      Te desejo melhoras!

      Um forte abraço!!

      Grazie

      Excluir
  2. Acho que não tenho, mas a parte da visão em que não está focada, fica desfocada, creio que seja normal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá BITU! Sua mensagem me lembra a do meu professor de filosofia: "Pensar, pensando em si mesmo, pensando pensar o próprio pensamento."

      Excluir
  3. Olá pessoal tenho um grupo de NV quem quiser entrar é só chamar no PV...11995805832

    ResponderExcluir