quarta-feira, 3 de maio de 2017

Série Sintomas: Visão embaçada e dificuldade de foco

Visão embaçada e dificuldade de foco




Há alguns meses atrás depois de analisar a pauta decidi tirar este tema, dado que notei a ausência de alguma relação com a Neve Visual, acho um assunto nebuloso e minha interpretação que não é de especialista, pode causar uma certa revolta entre os especialistas do assunto. Mas, tenho que lembrar que as pessoas são curiosas e a própria síndrome da neve visual é um enigma, portanto devo sanar também esta dúvida dos leitores do blog.

Portanto, se você tem neve visual, e percebeu que também tem a visão embaçada ou dificuldade de foco, considere urgentemente procurar um oftalmologista. Por que eu digo isso? A resposta é simples, não é porque você tem neve visual que isso te impede de ter problemas na visão e precise usar óculos. Lembrando que a síndrome é fundamentalmente de causa neurológica e visão embaçada ou desfocada geralmente são problemas oftalmológicos e é possível detectar através de exames voltados a este fim.

Muitos portadores desta condição relatam problemas de vista embaçada e realmente há esta dúvida de onde está o problema. Perfeitamente compreensível se tratando de NV, que tem dezenas sintomas relacionados, achar que o médico errou no diagnóstico é plausível, mas vale lembrar que se este médico chegou a esta conclusão certamente ele tem uma base para deduzir isso.


Em vista disso, meus caros portadores de síndrome da neve visual, se você foi diagnosticado com algum problema oftalmológico, provavelmente você o tem sim, e por mais que você deteste sofrer com a Neve Visual, esta condição não é a causa de todos os males de sua vida.

A minha dica principal é tirar a limpo todas as possíveis causas do que possa te causar esta visão desfocada ou embaçada. Em muitos momentos eu mesma cheguei a considerar que tinha este sintoma devido a NV, justamente porque nunca tive nenhum problema oftalmológico, então comecei a descartar as possibilidades. Geralmente eu sentia a perda do foco pela manhã, logo que eu acordava e a frequência estava aumentando, até que um dia, numa consulta, minha médica me perguntou se o remédio que eu estava tomando para depressão não dava nenhum efeito colateral como a visão embaçada e percebi aí que a causava deste problema era o remédio. Logo após a troca da medicação, nunca mais enfrentei este tipo de situação.

No entanto, se você descartou todas as possibilidades, tentou de tudo e concluiu que seu sintoma tem relação com a síndrome, minha dica é: observe-se. Em quais ocasiões ou situações você percebe que a visão ficou desfocada ou embaçada? Depois de quanto tempo o sintoma desapareceu? Qual foi sua estratégia para continuar a exercer suas tarefas cotidianas? Piora com o tempo? Precisou de alguma medicação como colírios para suportar o sintoma?

A Neve Visual tem uma relação muito ampla com o estado emocional dos portadores e a maioria de nós experimenta piora em momentos de stress e ansiedade, por isso requer uma observação do nosso interior, do ambiente e do momento. Ocorre num momento que implodimos e precisamos olhar para dentro de nós, na verdade quase que nos obriga a nos afastar um pouco daquela realidade estressante e procurar um lugar para respirar e melhorar. Toma tempo e é preciso ter uma boa dose de paciência, mas se quisermos uma vida normal precisamos encontrar nosso equilíbrio.



A título de curiosidade, segue uma lista de possíveis causas da visão turva:

Miopia;

Hipermetropia;

Astigmatismo;

Presbiopia;

Catarata;

Glaucoma;

Retinopatia Diabética;

Abrasões ou úlceras de córnea;

Ceratocone;

Degeneração macular relacionada a idade;

Neurite óptica;

AVC;

Tumor Cerebral;

Etc.



Para finalizar, vou ressaltar apenas mais um ponto de interesse, visão embaçada ou desfocada é diferente da perda de contraste, na primeira você tem uma perda considerável na qualidade de visão e precisa se esforçar para enxergar, quanto na perda de contraste você mantem a qualidade de visão, mas os pontinhos dão impressão que você está com uma camada esbranquiçada, mas enxerga os detalhes sem precisar forçar a vista.



Por Grazie Souza

6 comentários:

  1. Oi Grazie, te digo com absoluta certaza que esses também são sintomas da neve visual. Eu ja tinha astigmatismo antes e sei como enxergava e o grau permanece o mesmo, mesmo com o trauma, mas vc sente que sua visão fica mais embacada, turva, com dificuldade de focar. Vc distingue o que é problema ocular e o que é resultado da sindrome. A NV visual tb interfere no foco e no embacamento da visão, e isso fica pior com menos claridade, assim que o sol vai se pondo. Realmente isso tb é causado pela síndrome. Espero que esteja bem, vi seu outro post e fiquei preocupado. Vc é muito forte e queria atingir esse nivel de força, vc com certeza vai sair rapido dessa e vai chegar aonde vc quer e se sentir mt realizada, pq vc é guerreira e nada pode te parar. Precisamos de vc e pode contar conosco sempre. Abs e boa semama.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sérgio, como vai?
      Não estou dizendo que não é sintoma, mas são raríssimas as pessoas que desenvolvem este sintoma devido a NV. Na verdade muita gente confunde, eu também confundi, é natural e acredito que este seja o seu caso também. Por acaso sua visão melhora quando as condições de luz aumenta a noite? Se sim, é porque sua visão noturna é debilitada ou enfraquecida pela neve visual, ou até mesmo a perda de contraste por causa dos pontinhos brancos. A visão embaçada ocorre a qualquer momento do dia, independente da condição de luz. Antigamente tinha um site que falava sobre a cegueira noturna, mas os administradores do site descartaram esta possibilidade pois a cegueira noturna é causada pela falta de vitamina A ou genética, quem tem cegueira noturna, assim que toma complexos de vitamina A melhoram, o que não é o nosso caso. Tem que observar e saber separar o que é um sintoma e o que é outro.
      Muito obrigada Sérgio pelas palavras de apoio, dão mais coragem pra seguir em frente de cabeça erguida :-) !!!

      Um forte abraço!

      Excluir
  2. Olá, Como vão vocês?
    Já faz uns 3 anos que comecei a sentir os sintomas da neve visual (visuais e não visuais).
    No começo foi muito difícil, porque não conseguia explicar os sintomas, acho que todos passam por isso.
    Tenho dificuldade para ler (não é sempre), mas não com a visão desfocada, mas por causa da visão "TV fora dos ar".
    Desenvolvi um pequeno grau de miopia, mas acredito que não tenha relação com a neve visual.
    São tantos sintomas que não sei mais o que é sintoma e o que não é.
    Mas vamos em frente.

    Abraço a todos, fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, como vai? Muito obrigada por suas mensagem.
      Creio que sentimos o mesmo em relação a quantidade de sintomas que sequer imaginamos que podem ser resultado da Neve Visual.
      Espero que esteja se sentindo melhor.

      Um forte abraço!

      Excluir
  3. Eu pensava que essa neve visual fazia parte do meu transtorno de ansiedade que é Dr/Dp, só hj quarenta anos com isso ! Mas cheguei procurar oftalmó mas não deu nada e como não impede de enxergar me adaptei , mas no meu caso tem haver com o emocional pois quando melhora minha auto estima a neve se altera e até some ! Agradeço pelo Blog! Estou à disposição!

    ResponderExcluir
  4. Olá! Eu gostaria de relatar a minha experiência. Sou nova, 20 anos, e comecei a questionar várias vivências minhas. E uma delas é o não enxergar "liso". Desde que me lembro por gente uso este termo, junto com "o som do silêncio", ambos são um combo, no meu caso, da neve visual. Eu nunca me encomodei pois nunca vivenciei o "não ter" esta condição. Sou adepta a artes visuais (hobbys meus) e essa condição acaba que me proporciona uma perspectiva diferente destas coisas que o restante enxerga da mesma forma, tonalidades, cores, textura. Eu tenho desde que nasci provavelmente e queria deixar meu apoio à quem foi acometido pela doença recentemente (acredito que seja mt difícil adaptar-se a algo tão diferente do que se viveu até então).
    Eu tambem procurarei ir atrás, do que eu suspeito ser autismo (no meu caso, com diagnóstico tardio). E ja vi estudos que a neve visual e o autismo podem ter alguma relação. Diagnóstico não condena, e sim liberta, no meu caso pelo menos. Desejo muita paz no coraçãozinho de todos vocês e que Deus ajude a todos

    ResponderExcluir